A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, embarcou nesta segunda-feira (22) para a região da Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, na Bahia, para acompanhar as investigações do ataque realizado por ruralistas aos indíginas da comunidade Pataxó Hã Hã Hãe. Segundo informações colhidas pelo Alerta Itarantim, a Ministra já se encontra na região do conflito. O ataque, acontecido no domingo(21), resultou em uma pessoa morta e vários feridos. Ao menos duas pessoas foram presas por envolvimento no crime.
O Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas divulgou uma nota informando que o MPI tem acompanhado o caso desde as primeiras informações e está em diálogo com diversos órgãos governamentais, incluindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e a Secretaria de Segurança da Bahia.
O conflito atingiu um ponto crítico no domingo, quando um grupo de ruralistas autointitulado “Invasão Zero” se mobilizou por meio de aplicativos de mensagens para retomar a Fazenda Inhuma, no município de Potiraguá, uma área reivindicada pelos Pataxó Hã Hã Hãe como de ocupação tradicional. Cerca de 200 fazendeiros cercaram o local e abriram fogo.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.