Nordeste: A região brasileira campeã de notas mil na redação do Enem


A qualidade da educação no Nordeste foi reafirmada nesta terça-feira (16) com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação da prova, a região nordestina foi a que mais concentrou notas mil - a nota máxima - na redação. 

Ao todo, foram 60 notas mil na redação, sendo que 25 delas foram de estudantes do Nordeste (Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) - o que representa 41,66% do total. Já os estados com mais notas mil foram São Paulo e Rio de Janeiro - sete em cada um. 

Trata-se do maior número de notas mil na redação do Enem desde 2016, quando foram registradas 77 notas máximas. Em 2022, apenas 18 estudantes atingiram a maior pontuação.


Este ano, o tema da redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A nota do texto é considerada decisiva para a aprovação no exame que garante acesso universitário, visto que tem peso alto na correção e é utilizada como critério de desempate. 

Confira abaixo o ranking das notas mil na redação do Enem por região: 

  • Nordeste: 25
  • Sudeste: 18
  • Sul: 7
  • Norte: 5
  • Centro-Oeste: 5 (contando o DF)

Comentários