Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é uma figura central da devoção católica no país.
Sua celebração ocorre no dia 12 de outubro, atraindo milhares de fiéis para homenagens e procissões, especialmente na Basílica de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo.
A seguir, veja a história da santa, que remonta ao século 18, e por que o dia 12 de outubro é tão significativo.
O "Milagre dos Peixes" e o início da devoção
Descoberta da imagem: Em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, enquanto tentavam pescar no rio Paraíba do Sul, encontraram uma estátua sacra de Nossa Senhora da Conceição, inicialmente sem cabeça. Mais tarde, pescaram a cabeça da imagem.
Milagre: Após recolherem a imagem, os pescadores tiveram uma pesca abundante, o que foi visto como um milagre. Esse episódio, conhecido como o "Milagre dos Peixes", deu início à devoção popular à santa.
Primeira morada: A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi abrigada na casa de Felipe Pedroso, um dos pescadores, onde começaram as orações e os cultos.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.