Convite ao Pensar: Quando determinado secretário(a) passa a ter muito poder e pouca habilidade política, torna-se um problema para a pasta que lidera e para o próprio governo
Quando determinado(a) secretário(a) adquire muito poder e demonstra pouca habilidade política ou de diálogo, torna-se um problema tanto para a pasta que lidera quanto para o próprio governo. Isso ocorre porque a falta de habilidade política pode gerar conflitos e desentendimentos, prejudicando a gestão e a imagem do segundo governo (que é de COALIZÃO).
O prefeito Fábio Gusmão, reeleito com mais 2,3 mil votos de diferença em 2024, passou a ter uma base política amplamente ampliada e uma maioria absoluta no legislativo, bem diferente de 2020. Isso significa que muitos desejam fazer parte da gestão e esperam ser, pelo menos, tratados como aliados. Para isso, é fundamental que os secretários sejam extremante políticos e menos "vingativos" no trato e na palavra dirigida aos novos aliados e, principalmente, aos aliados de primeira hora, aqueles que estiveram ao lado do prefeito em 2016, 2020 e 2024.
Os secretários(as) devem ser capazes de lidar com as expectativas e demandas dos diferentes grupos políticos, mantendo a coesão e a estabilidade do governo.
A recondução de todos os secretários ao segundo governo do prefeito Fábio Gusmão deveria ter garantido uma certa normalidade em seu início. No entanto, com o aumento de poderes, determinado(a) secretário(a) precisa demonstrar mais habilidade política e capacidade de diálogo. Algumas mudanças são inevitáveis, mas devem ocorrer de forma gradual e não de forma açodada, como já foi observado em alguns casos.
É importante lembrar que o cargo de secretário é político e não eletivo. Até 2028, apenas o prefeito tem sua posição garantida. Até o vice-prefeito pode ser excluído do processo ou se tornar um vice decorativo, dependendo de suas ações e declarações, como já aconteceu. Essa base política ampliada que o prefeito conquistou exige capacidade de diálogo e muita habilidade política por parte dos secretários(as) para manter suas posições e influenciar efetivamente as decisões do governo.
Secretário(a) com pouca habilidade política, que reassumiu sua pasta e implementou mudanças radicais nos primeiros dias ainda não sabe, mas criou problemas para si e para o governo. Ao excluir aliados de primeira hora sem diálogo ou agradecimentos, esse(a) secretário(a) gerou um grave problema para sua própria gestão. Além disso, alguns desses aliados que permaneceram foram rebaixados (ou punidos) para posições periféricas com menos visibilidade.
Embora determinado(a) secretário(a) possa sobreviver ao "fogo amigo" dentro do governo, mesmo que fique extremamente chamuscado(a) e prejudicado(a), as chances de sobrevivência diminuem consideravelmente quando ele/ela próprio(a) une esse "fogo amigo" ao "fogo inimigo" por meio de mudanças radicais sem diálogo ou agradecimentos. Essa combinação (“fogo amigo” e “fogo inimigo”) pode se tornar o “calcanhar de Aquiles” até mesmo para quem acabou de ser reconduzido(a) e, portanto, ainda revestido(a) de muito poder.
Infelizmente quando se dá poder a pessoas que tem o princípio de vingança, que não tem a humildade de reconhecer os erros e gosta de ser bajulado o resultado é esse. Graças a (ex)equipe formada por profissionais competentes que a pasta não colapsou porque se dependesse do secretário(a) em questão o barco teria afundado…
ResponderExcluirQuer conhecer o homem dê poder a ele. Essa prática de se acharem donos da verdade e de poder inigualável, vem do primeiro mandato. Os donos da Coroa que não é o rei mas sim os subordinados, vivem na farra do que é dos outros. A exemplo disso séc de cultura, chefe de gabinete e outros . Ah e séc de Educação que fez sua obrigação mas acha que é por mérito dela. E o inédito absurdo feito com o poder que a ela foi dado, mudar todos os profissionais de educação. Escolas e oluiram com seus gestores e secretários, ou melhor, equipe inteira, mas a manda chuva da cultura não gostou, não é do gosto dela, então pente fino e passa o Rodo.
ResponderExcluirkkkkkkkkk, artigo patetico, esse, quem esse cidadao pensa que ele para falar disso, esse governo nunca teve decencia e tratamento com os verdadeiros aliados, ai vem esse pateta, medicore escritor falar de tratamento com novos aliados, cobrar justica com novos aliados, kkkkkkkkkk, chega ser piada, olha com quadrilha fez com muita gente que sofreu desde 2016,
ResponderExcluirQueria eu escrever com tamanha clareza e competência. Comprei e li o seu primeiro livro e já reservei a compra do seu segundo livro, parabéns pela competência de escrever de forma crítica sem agredir ninguém.
ExcluirMe sinto envergonhada pela forma como fui tratada, as vezes prefiro nem comparecer em certos lugares para evitar as piadas de alguns do próprio grupo.
ResponderExcluirViramos chacota na boca de alguns. Não é sobre cargos, pois todos merecem oportunidades. E sobre a falta de consideração e respeito. Mas como diz alguns não temos mais serventia. .
ResponderExcluirESSE COMENTÁRIO FALA TUDO QUE GOSTARIA DE FALAR
ExcluirQue matéria importante e oportuna diante de tudo que estou sentindo. Obrigada pela matéria e por me ajudar a superar as minhas tristezas neste dia. Você foi oportuno e feliz ao escrever essa matéria, obrigada!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAcham mesmo que teriam mais importância na atual gestão?
ResponderExcluirVocês foram importantes sim para alavancar a campanha do segundo mandato e tá tudo certo, agora vocês engulam a raiva por essa vergonha e façam novamente a campanha. Vi os professores sofrem horrores nas mãos dessa gente,perseguições, humilhações e tal. Sofram caladinhos agora, outrora estavam todos satisfeitos.
Eu sou da educação e sempre votei com o prefeito, mas esse tratamento não é aceitável. A matéria mais uma vez é muito oportuna, mas alguém precisa interferir e impedir tudo isso que está ferindo muitos profissionais.
ResponderExcluirSou professora e não votei no prefeito. Não adianta agora chorar pelo leite derramado. Passamos 4 anos tendo nosso piso reajustado incorretamente e o que vimos?
ResponderExcluirPasseatas lotadas de professores segurando bandeiras, aparentando amnésia. O desrespeito com a classe começou desde o primeiro ano desse governo. Por que os professores não iam em massa para as manifestações? Por que eram omissos?
Cobrar respeito só agora é bobagem. A categoria deveria ter dado um susto nele nas eleições, mas preferiu colaborar com o % da frente histórica.
Agora é hora de interferir?
ResponderExcluirEnquanto estavam massacrando os professores estava tudo certo né, que continue assim. A política pra deputados tá logo ali.
Parabéns Adriana pelas mudanças….As antigas donas da escola que estão se mordendo.Inclusive a Creche tia Geni,passei e vi Aline e Thais lá dando uma limpa na bagunça… Pq as duas creches estava jogada…
ResponderExcluirBrilhem meninas! Vocês merecem estar ali. Voem ,dêem o melhor de vocês. Mas nunca se esqueçam de ter perto de vocês funcionários bons , colaborativos. O problema não são vocês. A matéria específica muito bem o que aconteceu.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCreche tia Geni acertou demais…Meninas novas e super humilde continue assim secretaria oportunidade pra todos….
ResponderExcluirSerá pq n público o decreto da vice? Não tem nível superior ou é nepotismo?
ExcluirBom TB verificar os salários altos.
A secretaria de educação está em boas mãos, mas não poderia estar cercada de algumas figuras vaidosas e sem "talento", alguém precisa interferir para evitar o pior.
ResponderExcluirQue dia esse choro vai parar ninguém aguenta mais tanto choro desse povo. Aceita e acaba com essa vergonha, já tá feio pra esse povo. Tem que mudar
ResponderExcluir, mesmo muitos achava que era donos das escolas, que era intocáveis, era bom tbm antes de fazer a matéria , procurar ouvir os pais , vai nos bairros e escuta as famílias que tem filhos em escolas onde , alguns pais eram tratados com falta de respeito. Ninguém aguenta mais matéria que só fala sobre a educação, tanta coisa pra falar, coisas boas do governo Fábio Gusmão , os que saíram deveriam era ser gratos por ter sido reconhecido durante os 4 anos. Muitos achavam que podia pisar na secretaria, pq eles seriam intocáveis, respeite a escolha que foi feita.
Se for chorar mandem áudio,aos donos da escola…. Aceita que dói menos
ResponderExcluirVamos parar de choro Adriana arrasou kkkkkkk
ResponderExcluirBoatos que a primeira dama tinha outras nomeações!!!!
ResponderExcluirSegundo informações teve gente que a primeira dama não aceitou que fosse nomeada.
ResponderExcluirAgora sim confirmo a matrícula do meu filho na creche,pq a diretora e a vice lá muito ignorante com todos,espero que as duas novas façam um belo trabalho.
ResponderExcluirA vice que n é vice ... Cadê o decreto?
ExcluirO que importa que ela é competente e humilde,trabalhei com ela no Damasceno ela como secretaria deu show lá….A ex diretora do Damasceno não fazia nada pq não sabe….Ela vai da show com Aline Lande duas cabeças novas e cheia de ideias.O mal do povo é a inveja ela é a segunda dama aceitem que dói menos
ExcluirTem gente que pra se defender precisa agredir o outro. Triste viu! A matéria foi escrita de forma impecável. Parabéns blogueiro. Pra mostrar o que pensa não precisa falar mal. Atitudes assim é de gente pequena e de argumentos rasos.
ResponderExcluirUma nova gestão,Adriana tinha que colocar a equipe dela mesmo. Aos que saíram o choro é livre.
ResponderExcluirTem gente de segundo grau com o salário maior que alguém que fez faculdade...
ExcluirJá que o chamamento da matéria se entitula convite ao pensar,pensemos pois. Para que um secretário seja considerado bom mesmo precisa apresentar dados concretos de sua ações. Que apresente o Plano Municipal de Educação, cumpriu as metas? Resultados do IDEB como foi?Depois disso a gente conversa sobre festas e enfeites que é importante mas a educação é mais que isso. Onde está o poder de argumentação para mediar tantos conflitos?
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKKKK ESTAMOS EM ITARANTIM E AQUI NÃO PRECISA APRESENTAR NADA BASTA VIVER NO MUNDO ENCANTADO DOS QUE ACREDITAM SEM QUESTIONAR KKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirE os Landes arrasaram 👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirEstão comentando na cidade que vão tirar professores do Lourival,mas se isso acontecer ficou provado que a equipe não tem competência.
ResponderExcluirParabéns Adriana Battisti, estive na Creche onde matriculei meu filho eficava envergonhada como a ex diretora tratava mal os funcionários e mães de alunos.Muito triste, que bom que vc deu oportunidade e optou por mudança isso era necessário, e tenho certeza que a sua nova equipe com o seu apoio vai dar show.
ResponderExcluirMinha maior vergonha foi ter trabalhado e apoiado esse governo. Hoje me sinto mal por ter colaborado com tudo isso. Muita ingratidão e desrespeito com quem lutou para Fábio e equipe permanecer. Mas 4 anos passam rápido. E Deus fará justiça!
ResponderExcluiro comentario anterior esses ingratos a comecar por ele, esse cidadao vaidoso, achando eles pq teve essa votacao, sao imbativeis, tadinho deles
ResponderExcluirTem uma coordenadora que vai ter dificuldade,pois só sabe trabalhar com eva e enfeite de caderno.
ResponderExcluirQue maravilha, além de ser uma artista é uma profissional de qualidade. Que bom que vc alavancou mais uma qualidade da coordenadora.
ResponderExcluirTenho certeza que a equipe do Lourival e do Rui, vão fazer a diferença. Com certeza a organização será diferente.
ResponderExcluirSerá ? Que vão fazer mesmo?Tenho minhas dúvidas.
Excluir