Como Funciona o Pix por Aproximação?
Com essa novidade, o processo de pagamento ficará muito mais prático. Para realizar uma transferência, basta aproximar o celular da maquininha de cartão e utilizar a tecnologia Near Field Communication (NFC). Em compras pela internet, o pagamento poderá ser feito com apenas um clique, eliminando a necessidade de ler o Código QR ou usar a função Copia e Cola do Pix. Tudo será finalizado diretamente no site da loja, agilizando o processo.
Limites de Transação
O valor máximo permitido por transação é de R$ 500, mas o cliente pode definir um limite menor e estabelecer um valor máximo diário para o uso dessa modalidade. Essa flexibilidade permite mais controle sobre os gastos e segurança nas operações.
Tecnologia Parecida com Cartões por Aproximação
O Pix por aproximação segue a tendência já consolidada pelos cartões de crédito e débito. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em setembro do ano passado, 65% dos pagamentos presenciais no Brasil ocorreram por aproximação — seja com cartões ou dispositivos móveis.
Disponível Apenas no Android (Por Enquanto)
Por enquanto, o Pix por aproximação está disponível somente para dispositivos Android por meio do Google Pay, já que este é o único registrado no Banco Central como iniciador de pagamentos. Carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay ainda não estão cadastradas, o que limita o uso da novidade para quem possui dispositivos da Apple ou Samsung.
O Que Esperar?
A tendência é que mais instituições financeiras adotem essa funcionalidade em seus próprios aplicativos, ampliando ainda mais o acesso ao Pix por aproximação. Se você é cliente do Bradesco ou Banco do Brasil, já pode aproveitar essa facilidade diretamente pelo app do seu banco!
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.