O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), manifestou indignação após declaração do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, que fez uma piada sobre os baianos durante sessão virtual da 4ª Turma do tribunal nesta semana.
Durante a sessão, o ministro Raul Araújo relatou ter machucado o menisco enquanto jogava basquete e explicou o uso de uma bengala. "Tranquilizo o presidente, o problema no joelho é menisco, que é comum a nós atletas", disse Araújo, em tom bem-humorado. Em resposta, Noronha ironizou: "O baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete ele arremessa a bola na cesta e ela só cai no sábado", foto abaixo do ministro.
Jerônimo Rodrigues classificou a fala como inaceitável e afirmou que não se trata apenas de uma piada de mau gosto. "É xenofobia pura. É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano", declarou o governador.
Ele também reforçou a defesa da Bahia e exigiu respeito. "Sempre defenderei meu estado e não aceitarei que tentem reduzir a Bahia a uma visão superficial e distorcida. Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia", concluiu Jerônimo Rodrigues.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.