Mensagem para Campanha da Fraternidade do papa Francisco pede ‘compromisso concreto com a Ecologia Integral’

Faço votos que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado País no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a Ecologia Integral”, escreveu o papa Francisco em sua mensagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade 2025.

A Campanha da Fraternidade nasceu “como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus”, segundo a CNBB. As campanhas de cunho social ou político são feitas durante a Quaresma desde 1964. Desde 1970 o papa manda uma mensagem de apoio à iniciativa.

A mensagem do papa Francisco foi escrita no dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, três dias antes de ele ser internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, por problemas pulmonares.

A Campanha da Fraternidade 2025 da CNBB foi lançada hoje (5), nesta Quarta-feira de Cinzas no auditório dom Helder Câmara, em Brasília (DF) com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, segundo a CNBB.

Em sua mensagem, o papa Francisco destacou que, “com a Campanha da Fraternidade, os bispos do Brasil convidam todo o povo brasileiro a trilhar, durante a Quaresma, um caminho de conversão baseado na Carta Encíclica Laudato Si” e a Exortação Apostólica Laudate Deum de 2023.

O papa também disse que “o tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa” a “disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que, durante a COP 30” as “nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações”.

COP é a sigla em inglês para Conferência das Partes, fórum de discussão de medidas para combater as mudanças climáticas identificadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelas conferências. A conferência de número 30 será em Belém (PA) em novembro deste ano.

Comentários