Na China, governador Jerônimo Rodrigues apresenta potencial da Bahia para cerca de 400 empresários chineses

Fornecedores de peças automotivas, itens elétricos, vidros, chassis, amortecedores, entre outros componentes dos veículos da BYD, se reuniram com o governador Jerônimo Rodrigues, ontem (14), em Pequim, para conhecer as condições e oportunidades oferecidas pelo Estado para que se instalem na Bahia e façam parte do complexo fabril de carros elétricos em Camaçari. Durante mais de quatro horas, cerca de 400 empresários chineses assistiram a uma apresentação da Bahiainveste sobre a Bahia, fizeram perguntas, sugestões e apresentaram demandas para que possam efetivar investimentos no estado. Dúvidas relacionadas a incentivos fiscais, legislação, disponibilidade de terrenos e retirada de vistos de trabalhadores foram sanadas.

Entre as empresas que devem se instalar na Bahia estão algumas com alta capacidade tecnológica e entre as maiores do setor no mundo, como a Sinomac, fabricante de autopeças; a Minth, produtora de estruturas de metal e de plástico; e a ACG, produtora de vidros. “Essas empresas terão um papel fundamental na complementação do ecossistema de produção dos veículos elétricos e híbridos da BYD no Brasil.

Com investimento estimado de R$ 5,5 bilhões, a fábrica da BYD na Bahia terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, número que pode dobrar até 2027. A estimativa é que sejam criados 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do projeto, consolidando a planta baiana como o maior polo industrial da BYD fora da China.

Com 30 anos de atuação, a BYD já se consolidou como líder mundial em eletrônicos, energia renovável e veículos com emissão zero. No Brasil, atualmente, ocupa a nona posição no ranking geral de vendas de veículos, liderando o mercado de carros 100% elétricos e híbridos em 2024.

Comentários