Tudo pronto para o I Festival Literário do Médio Sudoeste da Bahia, que acontecerá em Itarantim BA, de quinta a domingo, das 9h às 22h. Uma grande equipe está envolvida nos preparativos desse que promete ser o maior festival multicultural realizado até agora no Território Médio Sudoeste da Bahia. Os 13 municípios do território estão envolvidos e já preparando suas caravanas para participarem, especialmente com os estudantes.
Na programação estão lançamentos de livros de diversos autores baianos, presença de editoras da capital e interior, shows musicais, oficinas culturais, teatro e literatura infantis, brinquedoteca, exibição comentada de filmes produzidos por diretores baianos, além de rodas de conversa com diversos autores e autoras e, ainda, feiras de agricultura familiar e artesanato.
Saraus, concursos de poesia com premiação para estudantes do Fundamental II e Ensino Médio dos 13 municípios, batalha de rimas, apresentação de quadrilha, Terno de Reis, dentre outras atividades, também fazem parte da programação destinada gratuitamente a públicos de todas as idades. Todas as noites as atividades na Praça Luís Viana Filho, onde estarão localizados os estandes serão encerradas com um show musical a partir das 19h.
Na quinta-feira(22) teremos o Grupo Instrumental Alumei, numa apresentação que põe a galera pra dançar. Na sexta(23) será a vez de Reginaldo Natureza e Banda comandar o palco no show Semeando Poesia e outras cantorias. E no sábado(24), Juá da Bahia, o grande poeta cantador, vai balançar a praça com muito forró, dentre outros ritmos. Antes, a partir das 17 horas, apresentação do espetáculo junino Rapadura, com a quadrilha do Grupo Fulô na Peda. Na sequência, o Hip Hop será destaque na Batalha de Rimas entre os 16 finalistas classificados, a partir das 18h. Serão premiados os três primeiro colocados. Já no domingo(25), às 13 horas, a despedida do festival será com o grupo Samba de Elite. Haja animação para todos os públicos participantes.
Também no domingo(25) teremos a grande final do Concurso Literário em duas categorias: Ensono Fundamental II e Ensino Médio. Os alunos classificados na primeira etapa realizada nas escolas vão apresentas suas criações e receber prêmios e troféus. O cinco (05) primeiros colocados em cada categoria receberão prêmios que variam de R$1.500,00 a 500,00 e troféus.
O curador do Festival, Antônio Maciel (escritor, ator e diretor de teatro), a produtora executiva Cristal Ferraz(jornalista, escritora e gestora cultural) e o produtor cultural Léo Ferreira(Produtor, artista plástico e projetista), idealizadores do I FLITMS, juntamente com mobilizadores e coordenadores do projeto estão confiantes na mobilização realizada junto aos gestores municipais de Cultura, de Educação, Agricultura e os gestores, estudantes e educadores de escolas públicas do Médio Sudoeste para o sucesso desse grande encontro artístico-literário. Feiras de Artesanato e de Agricultura Familiar também fazem parte do evento, e assim, a realização do I FLITMS criou uma grande rede para o desenvolvimento da literatura no território e na Bahia e para o fortalecimento da economia local.
Como arte e solidariedade combinam muito bem, o Flitms abraçou o programa Bahia Sem Fome e já mobiliza a comunidade do território para a doação de alimentos durante os quatro dias do Festival. Um estande destinado a receber os alimentos fará parte da cidade literária criada na Praça Luís Viana Filho, em Itarantim. Confira a programação completa do festival em @flitmsitarantim.
Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (N° 01/2024), através do Programa Bahia Literária, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, direcionada na modalidade fomento à execução de ações culturais, de acordo com o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura - Lei nº 12.365/2011, o Plano Estadual de Cultura - Lei nº 13.193/2014, o Plano Estadual de Educação da Bahia - Lei Estadual nº 13.559/2016, a Lei Federal nº 14.133/2021.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.