Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e da Timelens revelou um aumento de 360% nas postagens com ameaças a escolas nas redes sociais entre 2021 e 2025. Até maio de 2025, já haviam sido registradas mais de 88 mil menções a ameaças contra alunos, professores e diretores, um crescimento alarmante em relação aos anos anteriores.
O estudo também apontou a migração de conteúdos de ódio da Deep Web para a internet convencional, com 78% dos discursos de ódio agora circulando livremente na web. Além disso, houve um aumento significativo na exaltação de agressores, com 21% dos comentários elogiando perpetradores de ataques a escolas em 2025, em comparação com 0,2% em 2011.
O levantamento também abordou o cyberbullying, revelando que 12% dos adolescentes já sofreram violência digital. Meninos são mais propensos a admitir comportamentos ofensivos online, com 17% deles assumindo essa postura, contra 12% das meninas. Esses dados refletem o impacto negativo das ameaças e da falta de apoio emocional sobre a segurança dos jovens.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.