Lula é o segundo líder brasileiro na história homenageado pela Academia Francesa

O presidente Lula foi homenageado, na quinta-feira (5) pelos Imortais da Academia Francesa. Lula recebeu uma medalha de honra concedida a apenas 19 chefes de Estado ao longo de 400 anos, entre eles o imperador Dom Pedro II, em 1872.

O evento também marcou a inclusão da palavra “multilateralismo” (multilatéralisme) no dicionário francês. O termo já ganhou os dicionários do Brasil, mas ainda não figura no dicionário da Academia Francesa”, explicou o presidente Lula. Além disso, reconheceu as contribuições essenciais do tupi-guarani, do quimbundo e do iorubá  para a língua portuguesa atual.

Os Imortais entregaram ao presidente Lula uma edição do dicionário da Academia Francesa já com a palavra multilatéralisme incluída pela primeira vez. “O multilateralismo foi decisivo no processo de descolonização, na proibição de armas químicas e biológicas, na afirmação de direitos humanos, na proteção do meio ambiente e na solução de diversos conflitos”, lembrou Lula.

“A democracia e o multilateralismo são as duas faces de uma mesma visão de mundo, baseada no diálogo e no respeito à pluralidade. Defender as instituições multilaterais é defender as instituições democráticas”, concluiu o presidente Lula.

Comentários