Prefeito baiano é investigado por fraude na Educação, por criar falsas turmas da EJA

Prefeito de cidade baiana está sendo alvo de uma nova investigação, desta vez pelo Ministério Público Federal. Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira é prefeito de Ibipitanga, cidade baiana com pouco mais de 14 mil habitantes.

Depois de entrar na mira durante a nova fase da Operação Overclean da Polícia Federal, o gestor agora está sendo investigado por uma suposta fraude no Educacenso, que realiza a coleta e organização dos dados do Censo Escolar da Educação Básica.

De acordo com o informado, o prefeito teria informado a criação de falsas turmas referentes à Educação de Jovens e Adultos para, dessa forma, aumentar os repasses de verbas federais do Fundeb e do Pnae entre 2023 e 2024.

Segundo detalhou o site, apenas no ano passado a cidade recebeu, por meio do Pnae, mais de R$ 687 mil, onde R$ 147 mil foram enviados para a EJA, valor que deveria ser enviado apenas se a cidade contasse com um total de 360 mil estudantes dentro da categoria, número maior, inclusive, do que o de habitantes do município, que é de 14.316 pessoas.

Comentários