Governo Lula confirma gás de cozinha gratuito para 15,5 milhões de famílias

Em discurso na quinta-feira (21), em evento do governo federal realizado em Sorocaba (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o envio ao Congresso Nacional de um projeto para garantir gás de cozinha gratuito a 15,5 milhões de famílias.

Ao apresentar a proposta e comentar medidas recentes na conta de luz, Lula citou como fonte de suas declarações o pronunciamento oficial feito no palanque do evento. “Ontem eu aprovei para mandar para o Congresso Nacional uma lei que vai distribuir gás de cozinha de graça para 15,5 milhões de famílias”, afirmou, em referência à iniciativa que pretende aliviar o orçamento das famílias de baixa renda.

No mesmo discurso, o presidente relacionou a medida do gás a mudanças na conta de luz: “Vocês sabem que a partir do mês passado quem consome até 80kW de energia não vai pagar mais. E quem consome até 120kW vai pagar apenas a diferença entre 80kW e 120kW”. Para Lula, a correção mira uma distorção do sistema: “A energia está muito cara. E no Brasil o pobre usa a energia do mercado regulado, que é a energia regulada pelo governo. O rico usa a energia do mercado livre. Sabe qual é o resultado disso? O rico paga mais barato que os pobres”.

Soberania é cuidar do povo’

Ao defender uma “nova lógica” de condução do país, Lula resumiu sua visão de soberania: “Nós precisamos começar a mudar essa lógica de governar o país, para a gente poder fazer esse país ser grande. Soberania é isso. Soberania não é apenas cuidar da nossa fronteira, do nosso mar, da nossa floresta. É cuidar do povo. Isso é a soberania de um país”.

Comentários