Itarantim: Sessão desta noite (19) decidirá, em votação secreta, o destino do projeto de Dudu vetado pelo prefeito Fábio Gusmão

A Câmara Municipal de Itarantim realiza nesta terça-feira (19) uma Sessão Ordinária com pauta ampliada pela votação, em escrutínio secreto, ao Projeto de Lei nº 16/2025, de autoria do vereador Dudu dos Tutas. O projeto, que propõe a redução da carga horária para servidores públicos municipais que tenham cônjuge, filho ou dependente com deficiência, foi vetado integralmente pelo prefeito Fábio Gusmão.

Segundo justificativa encaminhada ao Legislativo, o veto se baseia em alegações de vício de iniciativa e impacto orçamentário, sem conformidade com as normas financeiras previstas na Constituição Federal.

A votação acontece em um momento pós o rompimento entre o presidente da Câmara e o chefe do Executivo. A votação poderá indicar mudanças na correlação de forças entre os parlamentares, revelando se a maioria permanece alinhada ao prefeito ou se há uma reconfiguração em favor da liderança do Legislativo.

Os vereadores que optarem pela neutralidade também será observada, num contexto em que o silêncio pode representar uma estratégia de posicionamento. 

A sessão desta noite promete funcionar como um termômetro político, revelando os bastidores da atual conjuntura política em Itarantim. A grande questão é: a maioria dos vereadores irá referendar o veto do Executivo municipal ou decidirá pela sua derrubada?

Comentários