Abertura da COP30 acontece com discurso do presidente Lula: "É hora de 'levar a sério' alertas da ciência"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante discurso de abertura da sessão plenária da cúpula do Clima em Belém, nesta quinta-feira (6), que "interesses egoístas e imediatos preponderam sobre o bem comum" quando se trata de preservação ambiental.

A reunião de líderes desta quinta é o encontro preparatório para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será sediada pela capital paraense.

Lula fez a fala de abertura do evento que reúne chefes de Estado e de governo de mais de 40 países.

"Para avançar, será preciso superar dois descompassos. O primeiro é a desconexão entre os salões diplomáticos e o mundo real. As pessoas podem não entender o que são emissões ou toneladas métricas de carbono, mas sentem a poluição", destacou o petista.

"Podem não assimilar o significado de um aumento de um grau e meio na temperatura global, mas sofrem com secas, enchentes e furacões. O combate à mudança do clima deve estar no centro das decisões de cada governo, de cada empresa, de cada pessoa", prosseguiu.

Segundo Lula, Em alinhamento aos discursos que tem feito sobre o tema, Lula também lembrou que este é o "momento de levar a sério os alertas da ciência", citando projeções que mostram milhares de mortes e prejuízos financeiros com o avanço do aquecimento global

Comentários