O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi homenageado nesta segunda-feira (24) com o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A cerimônia marcou o momento mais emocionante da viagem do chefe de Estado ao país africano, reunindo autoridades, docentes e estudantes.
A homenagem simboliza o reconhecimento à trajetória política e ao compromisso de Lula com a educação e o desenvolvimento social. O presidente afirmou que, apesar de já ter recebido outras honrarias acadêmicas, nenhuma o tocou tanto quanto esta. “Sou um chorão por natureza... já tenho muitos títulos doutor honoris causa, mas nenhum me emocionou como esse”, declarou ao iniciar sua fala.
Ao tratar do papel da Universidade Pedagógica de Maputo, Lula ressaltou o simbolismo da instituição na trajetória do país e a influência do educador brasileiro Paulo Freire. “Ele nos mostrou que a educação deve ser libertadora”, afirmou, dedicando parte da homenagem à memória do pensador e aos educadores moçambicanos e brasileiros.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.