Itarantim marca presença na FENAGRO 2025 e reforça papel da agricultura familiar, de seus produtos e de sua bacia leiteira

A 34ª edição da Feira Nacional da Agropecuária da Bahia (FENAGRO) foi oficialmente aberta neste domingo (30), no Parque de Exposições de Salvador, consolidando-se como um dos maiores eventos do setor no Norte e Nordeste. Com expectativa de reunir cerca de 200 mil visitantes até o dia 7 de dezembro, a feira movimentará aproximadamente R$ 120 milhões em negócios, reunindo 600 expositores, mais de 3 mil animais, atrações culturais e espaços voltados para inovação e sustentabilidade.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito de Itarantim, Fábio Gusmão, destacou a importância da participação do município no evento e ressaltou o papel da bacia leiteira local no cenário estadual e nacional. “Estamos aqui representando o nosso município e mostrando para o povo baiano tudo o que temos de melhor. É preciso ressaltar a importância da nossa bacia leiteira, considerada a maior do estado da Bahia. Além disso, trouxemos nossa famosa cachaça artesanal e os produtos da agricultura familiar, que refletem a força da nossa gente”, afirmou. O prefeito também agradeceu ao governo estadual pelo convite e fez menção especial à Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Kalila Stael.

O governador Jerônimo Rodrigues reforçou a relevância da Fenagro para o desenvolvimento econômico da Bahia e aproveitou a ocasião para reconhecer a atuação do prefeito Fábio Gusmão durante as recentes chuvas em Itarantim. “Quero parabenizar pela tranquilidade e rapidez com que atuou nesses dias difíceis. Graças a Deus não houve mortes, e isso mostra a responsabilidade da gestão local. Aqui, na Fenagro, cada município tem muito a apresentar, e é uma alegria contar com a presença de Itarantim”, declarou. Em sua fala, o governador também destacou que a feira “fortalece cadeias produtivas, aproxima o público dos produtores e apresenta as inovações que impulsionam o agronegócio baiano”.

A edição de 2025 trouxe novidades como o Pavilhão Feira das Feiras, que reúne agricultura familiar, artesanato territorial, economia solidária e produtos identitários de 20 municípios baianos. O espaço busca integrar produção agropecuária, cultura e desenvolvimento regional, reforçando o papel da Fenagro como ambiente de convergência entre diferentes cadeias produtivas. Entre os destaques estão ainda o retorno da Cozinha Show, iniciativas de educação técnica e ações que combinam tecnologia e tradição.

Promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), e realizada pelo Grupo A Tarde com produção da On Line Entretenimento, a Fenagro 2025 se apresenta como a maior edição já realizada, reafirmando Salvador como polo estratégico do agronegócio no Norte e Nordeste.




Comentários