Reeleito nas eleições do ano passado, o prefeito de Itamaraju (743 km de Salvador), extremo sul do Estado, frei Dilson Batista Santiago (PT), está sendo acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de desvio de recursos que eram para implantação, manutenção e pagamento de funcionários de um posto de saúde no bairro São Domingos, o que deveria ter acontecido em junho de 2006, mas só foi feito no meio do ano passado, após o Ministério Público Estadual (MPE) passar a investigar o posto.
Na ação civil pública por improbidade administrativa, o procurador federal Anderson Vagner Góis dos Santos afirma que o prefeito “praticou atos de improbidade desviando recursos públicos federais destinados ao Programa de Saúde da Família (PSF) no período de junho de 2006 a junho de 2008, vez que, embora tenha recebido verbas federais para a implantação do PSF São Domingos, este não foi implantado no período citado“.O posto era para ser implantado na rua Ubaitaba, 159, bairro de São Domingos, conforme contrato de locação de imóvel assinado pelo gestor em 3 de junho de
2006, no valor de R$ 2,1 mil, recurso que, segundo a apuração do MPF, foi oriundo do Fundo Municipal de Saúde, abastecido pelo Sistema Único de Saúde. “Conforme se verifica no espelho de consulta do sistema DATASUS, extraída em 28 de novembro de 2007, a referida unidade de saúde vinha funcionando regularmente com quatro agentes comunitários, um auxiliar de consultório, um cirurgião dentista, um enfermeiro, um médico e um técnico de enfermagem“.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.