Michel Hagge e a deputada Virgínia Hagge defendem contratação.

Deputada estadual Virgínia Hagge (PMDB).
0
“Estou aqui em nome da deputada Virgínia para trazer nossa solidariedade à luta dos estudantes por um ensino e educação de qualidade na Uesb. Temos que achar uma saída para contração de professores”. Com estas palavras o ex-prefeito de Itapetinga, Michel Hagge, explicou a sua participação na comitiva estudantil que foi ao titular da Secretaria de Relações Institucionais, Rui Costa, na quarta-feira, dia 1º/4. Eles foram buscar soluções para as dificuldades enfrentas pelos cursos de zootecnia, biologia, engenharia ambiental e pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Itapetinga. A deputada Virgínia Hagge foi quem pediu audiência à Serin para discutir o tema.
Estudantes da UESB e o ex-prefeito Michel Hagge (PMDB).
0
Com atividades paralisadas como forma de protesto deste ano letivo, os estudantes estão reclamando, sobretudo, da insuficiência de professores em diversos cursos. “São disciplinas fundamentais ao funcionamento do curso, por exemplo, de zootecnia”, explicou Tiago Lemos Pereira. O que tem causado maior insatisfação nos estudantes é o fato de a Uesb ter realizado há pouco tempo concurso público para preenchimento de vagas para docentes de diferentes disciplinas. Eles querem que a instituição homologue de imediato o ingresso de novos professores. Semana passada, no entanto, o reitor da Uesb, Abel Rebouças, afirmou que medidas legais estavam em curso para que essas contratações se efetivassem. De concreto mesmo, nenhum professor foi contratado até o momento, asseguram os estudantes. Após percorrerem os gabinetes de deputados na Assembléia Legislativa, distribuindo uma “Carta Aberta” na qual denunciam o caótico quadro de falta de professores no campus da Uesb em Itapetinga, o grupo de estudantes se juntou ao ex-prefeito Michel Hagge e, no encontro com o secretário da Serin, fez o relato das dificuldades por que passa a instituição.
Estudantes da UESB.
AUTONOMIA DA UESB Após ouvir os estudantes, o representante da Serin explicou que não tinha uma resposta imediata, mas se comprometia em achar, emergencialmente, uma solução para a contratação de docentes. Ele garantiu também que o Governo vai intervir na situação para resolver a questão, embora não tenha garantido data nem prazo para fazê-lo. Porfim, Rui Costa pediu o apoio dos estudantes e toda Uesb para, juntos, encontrarem um modelo de relacionamento e gestão das universidades estaduais. O secretário aproveitou o encontro e adiantou que o Governo do Estado planeja para breve implementar uma ampla discussão cujo foco central é “a reestruturação das universidades estaduais e estabelecer novos indicadores de cobrança de resultados. E para isso precisamos encontrar um novo formato de relação entre o governo e as universidades”, afirmou o secretário.
Estudantes da UESB na Assembléia Legislativa da Bahia.
Por seu turno, o ex-prefeito Michel assinalou que as universidades têm, sobretudo, uma grande responsabilidade em, ao criar cursos, construir a estrutura necessária para o funcionamento a contento dos mesmos. “Esse movimento dos estudantes espelha essa deficiência no campus da Uesb em Itapetinga. Acho que a discussão sobre a qualidadede ensino na Uesb, do campus como um todo da contratação de professores não deve excluir o tema da autonomia. É urgente discutire implementar a universidade estadual que queremos pro nosso futuro”, afirmou.

Comentários