O trem fantasma e as fogueiras da Petrobrás.

Se o ministro Geddel Vieira Lima está disposto a pedir uma audiência ao presidente Lula para tratar de questões envolvendo o escândalo que atinge em cheio à política da Bahia em relação ao ex-gerente geral da Petrobrás para o Nordeste, Rosemberg Pinto, ora assessor especial do presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, o caso pode render. Não é de agora que se comenta na política baiana a intromissão de Rosemberg na política estadual, especialmente nos municípios, e esta estranha história de queimar "combustível" da Petrobrás em fogueiras políticas juninas, na caça de votos. O funcionário, dublê de político, está silencioso, mas Gabrielli, que tem inegavelmente um perfil marcado pela sensatez, responsabilizou o "nosso adversário na Bahia Geddel Vieira Lima" como o mentor das denúncias. De há muito este assunto povoa a mídia baiana, pelo menos há quatro anos, denunciado pelo ex-PFL. Agora, ganhou fermento diante do envolvimento de ONGs dirigidas pela vice-presidente Regional do PT e pela assessora do deputado lider do PT na AL, Paulo Rangel, conhecida como Dorinha da CUT. Rosembg tentou fazer dela vereadora de Salvador, na última eleição, mas ela foi derrotada. O presidente Lula sabe que as relações entre o PT e o PMDB baianos são complicadas, melhor, estão distanciadas, mas ele não pode prescindir da presença do PMDB no palanque na sua sucessão, de modo a ajudar Dilma Rousseff. É um problema complicado. Diria que há um conflito político e que a aliança entre as duas legendas é tão-somente pró-forma. Gabrielli e Wagner são, de há muito, amigos. O Rosemberg também tem boas relações. E aí, o que acontecerá? Bem, se houver um encontro Geddel e Lula, só há duas alternativas: ou o presidente mediar os desencontros provincianos ou entender que as relações se esgotaram. Enfim, este escândalo das fogueiras, dos patrocínios, de ONGs envolvidas e, agora, com o Ministério Público estadual envolvido e disposto a investigar, fica difícil adivinhar qual será a próxima estação de parada. Será a última? A penúltima? ou mais uma estação situada no percurso de um trem fatasma?

Comentários

  1. E Dorinha da Cut Não está sendo investigada não??? Veja bem o Deputad tem uma outra ONG para lavar passar e enxugar dinhero nos Barris em Salvador a ong trabalha com "economia solidaria"

    Paulo Rangel na minha opinião sabia e co altor
    a mente por trás de todos os desmandos da ANNOR junto com Aldinha e Dorinha da Cut
    Quadrilha ritmica pena que não é de são joão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.