Caiu como uma bomba na Assembléia Legislativa da Bahia a denúncia feita pelo jornal Folha de S. Paulo, na coluna Painel, edição de terça-feira, 14/4, segundo a qual o assessor especial da presidência da Petrobras, Rosemberg Pinto, estaria procurando prefeito baianos para que a estatal patrocinasse a festa de São João em municípios em troca de contratação de empresas indicadas por ele.
o
No seu pronunciamento a deputada Virgínia Hagge destacou para os deputado que “não é de agora que esse Rosemberg Pinto vem usando de forma irregular, obscura e desonesta o dinheiro da Petrobras visando às eleições de 2010”. Ela aproveitou e leu a denúncia veiculada pela Folha, reproduzida pela Tribuna e repercutida nos principais sites de política da Bahia.
“Nós não somos contra o São João, mas gostaria que a direção da Petrobras esclarecesse a esta Casa quais os critério para apoiar essa ou aquela prefeitura, afinal trata-se de recursos públicos. Queremos transparência”, afirmou a deputada.
o
Além dela, os deputados Heraldo Rocha (DEM), João Carlos Bacelar (PTN) e Gilberto Brito (PR) pediram apuração para o caso. Para eles, a denúncia é grave e que também em cidades onde seus mandatos têm alguma influência é comentário corrente a participação do assessor da Petrobras na doação de recursos para patrocínio de festas.
o
CRITÉRIOS
Além de endossar o que afirma jornal paulista quanto às ações de Pinto, a deputada Virgínia afirmou que a estatal tem que explicar quais os critérios usados para o patrocínio da festa juninas em cidades baianas. Ela adiantou da tribuna da Assembléia que encaminhou dois ofícios, um ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para que a denúncia seja apurada. O outro, conforme Virgínia Hagge, pede formalmente que o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, dê explicações acerca do episódio.
o
No jornal O Estado de São Paulo, desta quarta (15/4) também “escândalo Rosemberg Pinto”foi tratado. O diário cita o discurso feito na Assembléia Legislativa, pela deputada Virgínia Hagge, que vai oficiar a Petrobras para saber os critérios para escolha das cidades do interior baiano que recebem patrocínio para os festejos juninos. Segundo a deputada, há denúncias de que o ex- chefe da Comunicação Institucional da estatal no estado teria beneficiado prefeituras ligadas ao PT e a partidos da base aliada. Ele pedira, em contrapartida, contratação de determinadas empresas de organização de eventos.
o
Também na Folha de S. Paulo, desta quarta-feira (15/04) na coluna Painel de hoje, retoma o assunto. Afirma que Rosemberg ajudou a eleger prefeitos em Itapetinga e São Francisco do Conde, o que não é novidade na imprensa baiana. As denúncias foram publicadas recentemente no Bahia Notícias e no Jornal da Metrópole.
o
Ontem, o deputado ACM Neto (DEM) cobrou um posicionamento da estatal sobre o assunto. Em 2005, ele já havia protocolado um requerimento de informação à então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, hoje na Casa Civil.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.