Prefeito Carlinhos busca alternativas para diminuir o déficit habitacional em Macarani.

Prefeito Antonio Carlos Macedo (Carlinhos).
.
Diante do elevado déficit habitacional no município, o prefeito de Macarani, Antonio Carlos Macedo (Carlinhos), se empenha cada vez mais, na busca de alternativas para possibilitar aos seus munícipes o direito à casa própria e diminuir, de forma drástica, esta triste realidade. .
São muitas as famílias que não dispõem de casa própria na cidade, ou moram em barracos de taipa de chão batido, sem infraestrutura, ficando seus habitantes vulneráveis a doenças, principalmente crianças. .
Já no primeiro dia da sua administração, o prefeito Carlinhos deliberou à Secretária de Desenvolvimento Social que fizesse um mapeamento da cidade, com o objetivo de levantar as condições de habitação da população, principalmente nas áreas periféricas. A realidade foi constrangedora. Milhares de pessoas não têm a dignidade de uma moradia compatível com os padrões exigidos para um ser humano. Uma vergonha, ao considerarmos à época em que vivemos, em pleno século 21 e que bastaria apenas um gesto de sensibilidade dos governantes, independente da esfera de atuação, para mudar esta realidade.
. Toda a máquina administrativa foi empenhada pelo prefeito Carlinhos, para seguir este vetor de transformação, mas coube à Secretaria de Desenvolvimento Social, a tarefa maior de trabalhar junto a essas famílias, na de alternativas consistentes para reversão deste estado de calamidade.No comando da Secretária de Desenvolvimento Social, a primeira dama Dagélia Macêdo, criou uma equipe multissetorial que cuidou de cadastrar pessoas em condição de vulnerabilidade habitacional, e que já começaram a receber benefícios da prefeitura, dentro do programa "Viver Bem", criado pelo próprio prefeito, para a construção e reforma de casas, construção de banheiros dotados de caixa d'água, conjunto sanitário e revestimento das paredes em cerâmica.
O Conjunto habitacional Lúcio Vieira Lima, no bairro Guarujá, está praticamente concluído e nos próximos dias o prefeito fará a entrega das chaves às famílias, escolhidas dentro do cadastro da Secretária de Desenvolvimento Social e que vão ocupar as 32 casas do primeiro conjunto residencial da administração O futuro Começa Agora. .
O trabalho segue em ritmo acelerado. Já foi dado inicio a construção de mais 22 casas populares, no mesmo padrão das já construídas, fruto de convenio entre a prefeitura e o Ministério da Integração Nacional, através da Defesa Civil, cujo prazo de conclusão é para 90 dias. O setor de projetos da prefeitura não para de "garimpar" possibilidades de empenho de demandas nos setores facilitadores desses convênios, que seja na esfera Estadual ou Federal. .
Ainda nesta vertente, Macarani foi contemplada com 250 casas do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, fruto da persistência do prefeito Carlinhos, como meta de diminuição do déficit habitacional do município. Na audiência publica que contou com a presença do gerente da Caixa Econômica Federal, agencia de Itapetinga, Pedro Rosa, que explanou aos quase 2 mil presentes ao Ginásio de Esportes, os critérios do programa. .
Em contra partida, e para dar celeridade ao processo de construção, a prefeitura doará o terreno, bem como, toda infraestrutura dos futuros conjuntos residenciais. .
Também em resposta a diversos pleitos, a SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e o PSH – Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social do Ministério das Cidades, requisitou à prefeitura um cadastro completo de todas as famílias de baixa renda do município que necessitam de moradia, para liberação futura de convênio com esta finalidade. O cadastro está sendo feito na Secretaria de Desenvolvimento Social e será repassado, via internet, aos setores responsáveis. .
São ações de impacto que vem sendo coroadas de êxito, graças à credibilidade do governo O Futuro Começa Agora, que de forma austera e dedicada está impulsionando Macarani, a cada dia, a patamares jamais vistos em sua história.

Comentários