Hospital Cristo Redentor em Itapetinga pode ter crédito da CEF e do Desenbahia para melhorar o atendimento

Na segunda-feira (21/09), um Protocolo de Intenções foi assinado na sede da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), cujo objetivo é permitir que hospitais filantrópicos baianos, além de prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), possam ter acesso a linhas de crédito específicas pela Caixa Econômica Federal e pelo Desenbahia. A iniciativa é resultante da mobilização iniciada há três meses pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) e pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba).

Outra mobilização que visa encontrar uma saída para o setor, especificamente no Hospital Cristo Redentor – HCR, na cidade de Itapetinga, foi encampada pela deputada Virgínia Hagge, que no 3 de julho deste ano, numa audiência com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, tratou do assunto. Do encontro, participaram ainda os médicos Sílvio Cléber Macêdo (ex-diretor do hospital), Arnaldo Teixeira (diretor-médico) e Sizínio Galvão (vice-provedor da Santa Casa).

Esse Protocolo de Intenções define limites de financiamento de R$ 2 milhões para capital de giro e R$ 8 milhões para investimento fixo por beneficiário.

“Essas linhas de crédito da Caixa Econômica e do Desenbahia abrem novas perspectivas para os hospitais que atendem ao SUS, mas a crise no Cristo Redentor não está debelada. É um avanço importante. Tenho procurado saídas na Secretaria Estadual de Saúde, inclusive mobilizando dirigente, ex-dirigentes e profissionais do hospital para chegarmos a um bom termo. Sabemos, por exemplo, que a questão também envolve o Ministério da Saúde”, comentou a deputada no dia da assinatura do Protocolo foi assinado.

Comentários