PESQUISA ELEITORAL: Cuidado! O resultado da eleição de 2006 deu uma lição na arrogância e no "já ganhou"!

Tem muitos analistas políticos, que nessa época é igual à técnico de futebol, em toda esquina tem um, dando bastante importância para resultados de pesquisas eleitorais neste período pré-eleitoral. Mas se analisar as eleições de 2006 e 2008 da para chegar a conclusão que pesquisa é mutável.
Em 2006 na Bahia o resultado também surpreendeu. Paulo Souto aparecia com 52%, e Wagner tinha 4%, resultado, Wagner foi eleito no primeiro turno. O IBOPE até o dia 25 de setembro dava primeiro lugar ao candidato do senador Antônio Carlos Magalhães, Paulo Souto, do PFL. Na pesquisa do dia 25/09 o IBOPE acusava que Paulo Souto ganharia no primeiro turno, com 57% dos votos válidos. No dia 30/09 o IBOPE dava 51% dos votos válidos a Paulo Souto e 41% a Jaques Wagner (PT), que sempre esteve atrás, porém sempre subindo nas pesquisas desde os iniciais 13%.
Na sucessão municipal de Salvador em 2008 as pesquisas apontavam na primeira colocação ACM Neto e Imbassahy. O prefeito João Henrique aparecia na quarta colocação e com quase 70% de rejeição. Resultado, João foi reeleito no segundo turno e derrotou o candidato do PT, Walter Pinheiro.
Em Itabuna aconteceu algo parecido, todas as pesquisas mostravam que existia uma polarização entre Juçara Feitosa e Capitão Fábio. Mas o eleito foi o candidato do DEM, Capitão Azevedo.
Por isso é bom analisar essas eleições anteriores para se preparar em relação a eleição deste ano. Porque está mais que comprovado que pesquisa em período pré-eleitoral não é garantia de votos.

VEJA NO QUADRO ABAIXO O HISTORICO DAS PESQUISAS ELEITORAIS EM 2006:
PAULO SOUTO X JAQUES WAGNER

Pesquisas no Estado da Bahia - Eleições 2006:*


Pesquisa para governador da Bahia
Candidato                      Em junho        Julho      Agosto(dia 5 e  28)      Set.(dia 25 e 30)
Paulo Souto - PFL              52%             56%              56,3%        52%         57%     51%
Jacques Wagner - PT            4%             13%               21,2%       16%         26%     41%

Comentários

  1. Eu também acredito que Wagner não vai ser eleito tão fácil assim. Pra mim quem vai crescer muito ainda nesta eleição é Geddel, principalmente depois que a propaganda na televisão começar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.