Deputada Virgínia Hagge parabeniza os municípios de Itambé e Mairi


Candidato Geddel, prefeito Moacir e deputada Virgínia em recente visita a Itambé

A deputada apresentou votos de congratulações na Assembleia Legislativa destacando os aniversários das cidades de Itambé - que completa nesta quinta,dia 12 de agosto, 83 anos de emancipação política - e Mairi que dia 5 de agosto completou 113 anos.
Localizado na Região Sudoeste da Bahia, a 566 Km da capital baiana, Itambé conta com uma população de 35.512 habitantes (IBGE/2009), além de ter alcançado destacada posição na economia baiana em decorrência de sua forte dedicação à pecuária. Se sobressai também pelo forte desenvolvimento do comércio e da agricultura lá existente, aliada à sua atividade extrativista mineral, que dispõe de farta variedade de matéria-prima para exploração.
Na Moção nº 12.124/2010, a deputada destaca que em 30 de novembro de 1938, através do Decreto de Lei nº 11.089, o município de Itambé adquiriu o distrito de Itapetinga, que pertencia ao Município de Vitória da Conquista.
“Em 03 de agosto de 1948, foi construída a primeira casa do distrito de Catolezinho, numa área doada pelo então vereador e próspero fazendeiro o senhor Cassiano Fernandes Ferraz. Após nove meses já havia sido edificada uma média de trezentas casas, assim Catolezinho se tornou o primeiro distrito e Itapetinga, o segundo. Itambé possuía também os arrás de Sapucaia, Palmares e Bandeira. Em 12 de dezembro de 1952, Itambé perdeu o Distrito de Itapetinga, quando este foi emancipado politicamente”, ressalta o texto da moção.
De acordo com a deputada Virgínia Hagge, a reeleição do prefeito Moacir Andrade foi a forma que povo encontrou para demostrar como se administra uma cidade com seriedade, honestidade e zêlo com o erário público. Isso é possível verificar-se pelas transformações que passa o município.
“Nesta Moção, quero prestar minhas homenagens aos munícipes, ao Prefeito Moacir e seu secretariado, pelo excelente trabalho que sua administração vem fazendo em prol do progresso e desenvolvimento econômico e social do município”, finalizou o documento.
MAIRI - Já na Moção nº 12.123/2010, a deputada Virgínia lembra que o município de Mairi move-se, principalmente, em torno da atividade agropecuária e da prestação de serviços. O setor agrícola do município continua vinculado às características da agricultura tradicional.
“Assim, o agricultor familiar dedica-se, em grande parte, à economia de subsistência. A pecuária bovina é mista na produção de carne e leite, sendo o ramo de corte o maior suporte da economia rural, despontando timidamente, a avicultura industrial. Na indústria de transformação, os principais destaques são os derivados da mandioca, a farinha, beiju, goma e puba”, lembra o texto do documento.
“Cumprimento a toda população de Mairi, através de seu atuante prefeito Antônio Cedraz Carneiro, que muito tem se empenhado na luta por melhores condições de vida desse povo trabalhador, na busca de um desenvolvimento econômico e social”, conclui a moção.

Mairi: Capela Santa Cruz do Monte, ponto turístico do município

Comentários