Na TV: Geddel explora relação com Lula, mas diz que ser “amigo do presidente” não basta

O outro candidato que compõe o palanque duplo da candidata do PT à Presidência, Geddel Vieira Lima (PMDB), também, assim como o candidato à reeleição Jaques Wagner (PT), a sua relação com o presidente Lula. Em um rápido resumo da biografia política do peemedebista, foi citado que ele foi deputado federal cinco vezes e ministro da Integração Nacional do governo Lula. O primeiro programa de Geddel mostrou depoimentos de sua esposa, de sua mãe e de seus amigos falando da relação que ele possui com a política e um pouco sobre sua vida pessoal. O marqueteiro do peemedebista, Maurício Carvalho, inseriu declarações de Lula e Dilma. A do primeiro elogiando o seu trabalho como ministro, a da segunda elogiando a ação dele a frente do projeto de Transposição do rio São Francisco. Geddel chegou a dizer que se transformou em amigo do presidente Lula, pelo carisma que ele possui, mas deu uma estocada em Wagner. “Ser amigo do presidente é importante, mas não basta. O importante (…) é aproveitar esta parceria para a Bahia, para chegar e aparecer”, disse o narrador do programa. (Thiago Ferreira/Politica Livre))

Na TV: Marcos Mendes diz que é “candidato do gueto”; Bassuma fala de “nova política”

O candidato do PSOL, Marcos Mendes, não falou nada neste seu primeiro programa. Foi o único dos candidatos que não apareceu em estúdio ou nas ruas falando diretamente para o eleitor, apesar de um narrador ter abordado as suas origens. Foram utilizadas várias imagens dele fazendo campanha nas ruas e seu jingle que diz que ele é o “candidato do gueto”.
Bassuma, candidato do PV, suprimiu de sua biografia, na inserção de estreia no horário eleitoral, que foi deputado pelo PT. Citou sua origem política no sindicalismo e o fato de ter sido deputado federal sem falar de sua antiga legenda. O agora candidato a governo da Bahia prometeu fazer uma nova política na Bahia e utilizou a imagem da candidata de sua legenda à Presidência com ela falando e com a imagem dos dois rindo no final. (Thiago Ferreira/Politica Livre)

Na TV: Wagner aposta na relação com Lula

O primeiro programa do governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, teve o presidente Lula como figura central. A imagem que abriu a participação do petista no horário eleitoral foi a do presidente, seguido de uma foto do governador. As fotos de ambos foram se revezando na tela, expondo a estratégia do marqueteiro Sidônio Palmeira, em vincular a biografia de um à biografia do outro. “A nossa forma de fazer política é diferente”, declarou Wagner se referindo a ele e ao presidente. O programa de hoje mostrou ainda a relação do governador com sua família, inserindo um depoimento da primeira-dama Fátima Mendonça, e foram defendidas as realizações do atual governo, citando programas como o TOPA e Água Para Todos. Este primeiro programa mostrou ainda a pesquisa Datafolha que colocou o petista como segundo prefeito mais bem avaliado do país. A primeira inserção do petista no horário eleitoral foi encerrado com uma declaração da candidata do PT, Dilma Rousseff, dizendo que ela, Wagner e Lula são “irmãos de alma” e com uma declaração do presidente elogiando a administração do seu ex-ministro. O programa lançou também o novo jingle que diz que Wagner “está fazendo pela Bahia o que Lula fez pelo Brasil”. (Thiago Ferreira/Politica Livre))

Na TV: Souto vincula sua candidatura a símbolos da Bahia

O programa do candidato a governo Paulo Souto (DEM), exibido na tarde de hoje, enfatizou bastante as imagens que compõem o imaginário sobre a Bahia. Foram utilizadas várias imagens de baianas, capoeirista, cidades baianas, praias, entre outras. Até o símbolo de sua campanha reproduz as fitinhas do Senhor do Bonfim. O ex-governador criticou o aumento da violência e o que considerou como baixo crescimento econômico do estado. “A Bahia que quer voltar a viver com paz e segurança, que quer retornar à liderança no Nordeste”, declarou. (Thiago Ferreira/Politica Livre))

Comentários