TRE JULGA CANDIDATURA DE OTTO NESTA QUINTA

07:10:47

Foto: Max Haack/ BN
O candidato a vice na chapa de reeleição de Jaques Wagner (PT) ao Governo do Estado saberá nesta quinta-feira (12) se poderá prosseguir com seus planos de disputar a eleição. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) deverá julgar nesta quinta o pedido de impugnação da candidatura de Otto Alencar (PP). Ele é acusado de dupla filiação, no PP e no PR, legenda da qual fazia parte antes de assumir cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em 2004. Otto deixou o TCM e filiou-se ao PP em março desse ano para concorrer na chapa majoritária com Wagner. O senador Cesar Borges (PR), que concorre à reeleição na chapa do candidato Geddel Viera Lima (PMDB), entrou com recurso no TRE, em nome da coligação ‘A Bahia Tem Pressa’, pedindo a anulação da candidatura. Os candidatos ou coligações têm três dias para entrar com recurso contra a decisão. O TRE deverá julgar nesta quinta 114 solicitações de registros de candidatura, sendo 40 nomes integrantes da lista de pedidos de impugnação. Até agora foram indeferidas 91 candidaturas, sendo 66 com recurso. São 720 candidaturas deferidas até o momento. Informações do A Tarde.
CANDIDATOS AFIADOS PARA PRIMEIRO DEBATE

00:00:50

Os candidatos ao Governo da Bahia já estão afiados para o primeiro debate televisivo, que será realizado na noite desta quinta-feira (12) na Band. O programa será dividido em cinco blocos: no primeiro haverá perguntas gerais; o segundo terá questionamentos diretos entre os postulantes, única oportunidade de haver um maior enfrentamento; no terceiro os concorrentes terão o direito de indagar um adversário, conforme sorteio predefinido; no quarto será a vez de responderem aos jornalistas convidados e o último será destinado às considerações finais. Os oponentes passarão boa parte do dia a discutir estratégias com suas equipes de marketing e tentarão expor suas propostas, mesmo com a estrutura rígida do programa. O Bahia Notícias estará presente e trará todas as informações do evento, desde o embate de ideias até os pormenores dos bastidores dos concorrentes.
(Evilásio Júnior)
SÓ MENDES E GEDDEL DEVEM TENTAR IRREVERÊNCIA

00:00:49

Fotos: Max Haack/BN
Assim como ocorreu no debate da Band nacional entre os presidenciáveis, quando apenas Plínio de Arruda (PSOL) tentou ousar, a irreverência também não deve dominar o enfrentamento entre os candidatos ao governo na emissora local. O único que admite apimentar o confronto é justamente Marcos Mendes (PSOL). “A gente quer falar a verdade para a população. Eu vou tocar nos problemas centrais e mostrar para a população que ela está sendo enganada, que o governo virou um grande balcão de negócios. A depender do momento, pode ser que seja tão irreverente quanto o Plínio. Com certeza, clima de paz e amor não vai existir”, anunciou. Geddel Vieira Lima (PMDB) também pode partir para a polêmica, uma vez que participou da atual gestão e rompeu após incompatibilidade de ideias. “Eu vou com tranquilidade para apresentar minhas propostas. Não tenho muitas expectativas, até porque os debates são muito amarrados, mas farei as críticas que achar necessárias”, pontuou.
SOUTO, WAGNER E BASSUMA SERÃO PROPOSITIVOS I

00:00:48

Fotos: Max Haack/BN
O ex-governador Paulo Souto (DEM), que nas pesquisas é apontado até o momento como principal ameaça à reeleição de Jaques Wagner (PT), terá como principal desafio na Band limitar o seu próprio discurso. Como ocupou duas vezes o Palácio de Ondina e apresentou o programa de governo mais denso, ele terá que se debruçar na experiência de ter participado outrora de muitos debates. “Ele conhece muita coisa de Bahia. Tem que chegar com dois ou três pontos principais e fazer um trabalho de afinamento. Quando se tem muito conteúdo, às vezes as ideias não ficam muito claras ao telespectador. Mas ele está bastante tranquilo”, relatou o assessor João Paulo Costa. Já o atual chefe do Executivo vai focar o seu discurso nas realizações da sua administração e tentar se esquivar das possíveis ofensivas dos concorrentes. “Não creio que o debate vá esquentar ainda, pois estamos no início do processo. De todo modo, o governador está muito tranquilo. A nossa campanha, como um todo, terá uma linha propositiva”, descreveu o marqueteiro petista Sidônio Palmeira.
SOUTO, WAGNER E BASSUMA SERÃO PROPOSITIVOS II

00:00:47

Na mesma corrente propositiva de Paulo Souto (DEM) e Jaques Wagner (PT) está Luiz Bassuma (PV). De acordo com Magno Santana, responsável pela sua campanha, a meta também é evitar ao máximo os ataques. “A ideia é ter uma participação amistosa e respeitosa. Concentrar em propostas de governos e soluções para os problemas”, revelou. Outro aspecto é o alinhamento com a estratégia nacional, de mostrar uma semelhança com a imagem de “transparência” de Marina Silva. “Temos sempre que mostrar a verdade, que somos diferentes. A expectativa é muito positiva, pois o debate é o único momento em que há um nível mínimo de isonomia entre os adversários”, complementou o próprio candidato.
AGENDA: CANDIDATOS POUPAM ENERGIA PARA DEBATE

00:00:46

 
Com a realização do debate eleitoral realizado pela Band/Bahia, os candidatos ao Governo do Estado convidados para o confronto deixarão de lado as campanhas de corpo a corpo para se preparar para o jogo de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Carlos Nascimento (PSTU), e Sandro Santa Bárbara (PCB), que não participam da sabatina, aproveitam para gravar seus programas de TV e rádio. Os candidatos Geddel Vieira Lima (PMDB), Jaques Wagner (PT), Luiz Bassuma (PV), Marcos Mendes (PSOL) e Paulo Souto (DEM) ficarão confinados com seus assessores pra amarrar as últimas estratégias do debate, que acontece às 22h.

Comentários