Vox Populi: na Bahia, Dilma está 50 pontos à frente de Serra

Agência Brasil
Petista conta com 65% da preferência do eleitorado baiano

Com 90Þ identificação como a candidata apoiada pelo presidente Lula para sucedêlo, Dilma Rousseff (PT) aparece com 65% das intenções de votos entre o eleitorado baiano, de acordo com a primeira pesquisa A TARDE/ Vox Populi sobre as Eleições 2010. O segundo colocado, José Serra (PSDB), está 50 pontos percentuais atrás, com 15% das intenções de votos. Comisso, caso as eleições presidenciais fossem hoje, a petista conquistaria 6 milhões de votos no Estado e teria uma frente de 4,7 milhões em relação ao adversário tucano. A terceira colocada, Marina Silva (PV), aparece com 6% de preferência dos baianos. Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde em quem pretende votar sem ter acesso à relação dos candidatos que estão na disputa, a petista aparece com 53%, o que representa mais da metade dos votos entre os baianos. José Serra tem 12%. Em terceiro lugar aparece o presidente Lula, que nem é candidato a nada, com 5% das intenções de votos do eleitorado baiano. Os indecisos representam 21% dos eleitores na pesquisa espontânea. (A Tarde)
Envie a um amigo Assinar feed  

Vox Populi: eleição para o Senado está em aberto; indecisos são 39%

 A disputa pelas duas vagas baianas no Senado Federal deverá ser a mais acirrada nas eleições neste ano. Três candidatos a parecem empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais na pesquisa A TARDE/Vox Populi: o senador César Borges (PR) tem 14% da preferência do eleitorado, em segundo lugar está o deputado Walter Pinheiro (PT), com 13%; seguido pela deputada Lídice da Mata (PSB), com 10%. No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, aparecem, também empatados tecnicamente, além dos três já citados, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) e o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB). O Vox Populi adota uma metodologia diferente de outros institutos na verificação das intenções de votos para o Senado. No levantamento, o eleitor responde qual é o primeiro voto dele para o Senado. Depois, pergunta-se para quem vai o segundo voto. Em seguida, subtraindo os indecisos, com uma média ponderada entre o primeiro e o segundo voto, para chegar à conta final. “É uma aproximação para dar um indicativo”, explica o diretor-presidente do instituto, João Francisco Meira. Os indecisos, que hoje representam 39%, são considerados de extrema importância nesta eleição para senador. Neste momento, estes eleitores superam os que já escolheram algum candidato. Leia mais em A Tarde. (para assinantes)

Vox Populi: Wagner abre 29 pontos sobre Paulo Souto

A primeira pesquisa A TARDE/ Vox Populi sobre as Eleições 2010 mostra o governador Jaques Wagner (PT) com 46% das intenções de votos. Em seguida, está o ex-governador Paulo Souto (DEM), com 17%; o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com 11%; e o deputado Luiz Bassuma (PV), que tem 1%. Se a eleição fosse hoje, Wagner teria mais votos que a soma dos adversários (29%) e venceria a disputa no primeiro turno, mesmo considerando-se a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais. Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é perguntado sobre a intenção de voto sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, Wagner apresenta 32% de intenções de votos. O segundo colocado, Paulo Souto, aparece com 7%, tecnicamente empatado com Geddel, que tem 6%. Bassuma tem 1%, e quase metade dos eleitores (45%) aparecem como indecisos. “O eleitor já refletiu sobre os candidatos à presidência e começa a se posicionar para os governadores”, afirma o diretor-presidentedoInstituto Vox Populi, João Francisco Meira. Ele acredita queas pessoas definem os votos seguindo uma ordem de prioridades, que se inicia pelos governantes e termina com os postulantes a cargos no Legislativo. O índice de 18% de indecisos confere alguma estabilidade ao cenário Leia mais em A Tarde. (para assinantes)

Comentários