Curtinhas do Raiolaser/Tribuna da Bahia
Publicada: 11/10/2010  |  Atualizada: 11/10/2010

Animação
A última pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial, colocando o tucano José Serra oito pontos percentuais abaixo da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, animou sobremaneira o PSDB baiano, o qual permanece convencido de que seu candidato José Serra ultrapassará a petista, tão logo a campanha avance e se aproxime a data do segundo turno, quando o partido considera que o eleitorado voltará a dar atenção ao horário eleitoral com o objetivo de obter as informações que o ajudará a decidir em que candidatura votar no dia 31 de outubro. Conforme confidenciou ontem um tucano à coluna Raio Laser, o clima no PSDB é, portanto, de quase festa, o que deve acontecer, entretanto, a partir do momento em que for divulgada a nova sondagem sobre a sucessão presidencial.
Hostil
A forma hostil como o prefeito João Henrique (PMDB) foi recebido no evento do PMDB da última sexta-feira, promovido pelo cacique peemedebista Geddel Vieira Lima, está sendo apontada como orquestrada por figuras próximas ao chefe do Executivo Municipal, que comemoram o fato de ele ter sido aplaudido num outro encontro, com o mesmo objetivo, promovido pelo PT.
“Pesada”
No PT, ninguém tem dúvida de que foi “pesada” a articulação feita pelo peemedebista Geddel Vieira Lima com o governo Lula com o objetivo de manter-se apoiando a candidata presidencial petista Dilma Rousseff e, ao mesmo tempo, garantir a presença no Ministério da Integração Nacional até o fim do governo.

Aposta na Bahia
A coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) na Bahia organizou quatro carreatas no interior do Estado até o próximo dia 17. A intenção é ressaltar para os baianos que a petista venceu o primeiro turno com 47 milhões de votos, a maior votação que uma mulher já obteve na história do Brasil. O cronograma de atividades na corrida do segundo turno é o seguinte: dia 15, Feira de Santana; dia 16, Jequié e Guanambi; dia 17, Irecê.

Fiscalização
O deputado estadual Carlos Gaban (DEM), que não conseguiu se reeleger, disse nos últimos dias que respeita o resultado das urnas, mas que mantém as críticas que fez ao governo Jaques Wagner (PT) nas áreas da saúde, educação, segurança pública, funcionalismo público e infraestrutura. “Democraticamente, entendo e respeito a decisão dos baianos, que optaram por dar continuidade a esse modelo de governo que eu combati em função das graves irregularidades nas áreas mais essenciais. Mas vou continuar, mesmo sem mandato, atuando como um fiscalizador da segunda gestão do governo Wagner, a quem desejo sorte”, disse o democrata. Gaban aproveitou para agradecer a votação que teve nas urnas.

Tinta verde
Para atrair os votos ambientais de Marina Silva (PV), o PT está tentando passar uma demão de tinta verde em Dilma Rousseff. A operação deve começar por um ataque à reforma do Código Florestal do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), aprovada em comissão especial da Câmara e que aguarda votação em plenário.
Perdas
Quando a próxima legislatura começar, em 2011, a Câmara dos Deputados não terá mais entre seus parlamentares alguns nomes que historicamente trabalham pela educação. Na Comissão de Educação e Cultura (CEC), por exemplo, 50% dos 32 membros não foram reeleitos.

Conversa
Por falar em Bassuma, aliás, os tucanos estão adorando o fato de o verde baiano, além de ter manifestado apoio a José Serra na primeira hora, vir a todo tempo lembrando que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, sempre foi a favor do aborto.
Estrela
Geddel Vieira Lima, ex-candidato do PMDB a governador, foi a maior estrela do encontro que a legenda realizou na última sexta-feira, no Hotel Fiesta, para definir estratégias de apoio das lideranças peemedebistas à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência.
Condição
Guindado à condição de tema importantíssimo nesta campanha, o aborto não deve sair tão cedo dos planos do ex-candidato do PV ao governo baiano, Luiz Bassuma, que até hoje alimenta a revolta de ter sido punido pelo PT por sua posição contrária à legalização do procedimento.


De fora
Até hoje a derrota dos petistas Sérgio Carneiro e Emiliano José leva eleitores ao choro. Apesar da boa votação que ambos receberam, eles não conseguiram furar a barreira do coeficiente eleitoral, ficando fora da nova bancada federal petista que toma posse no próximo ano.
Homenagem
O presidente de honra do Partido Popular Socialista, ex-deputado federal Fernando Sant’Anna, completou ontem 95 anos. Seus companheiros de partido na Bahia e no plano nacional o homenageiam de várias formas, lembrando nas câmaras legislativas que Fernando Sant’Anna é uma lenda viva da História do Brasil, exemplo de coerência e integridade na sua incansável luta pelas liberdades democráticas no País. Enfrentou a Ditadura do Estado Novo, participou ativamente da União Nacional dos Estudantes - UNE - ao lado de outros integrantes do antigo Partido Comunista Brasileiro ao qual pertencia, deputado por quatro legislaturas, defensor de maiores investimentos na Educação.

Comentários