CURTINHAS DO RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Raio Laser
Publicada: 09/11/2010  |  Atualizada: 09/11/2010

Maldades desfeitas
Maldosamente, governistas considerados paranoicos viram na demonstração de interesse de setores ligados ao vice-governador eleito, Otto Alencar (PP), no comando da União dos Municípios da Bahia (UPB), uma espécie de repeteco de história protagonizada há cerca de dois anos pelo PMDB do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que começou disputando a direção da entidade e depois passou a pressionar por mais espaço no governo até finalmente se desentender com o governador Jaques Wagner (PT), pular para a oposição e enfrentá-lo nas urnas no último dia 3 de outubro. Na visão dos mesmos governistas, talvez até para mostrar que a história não se repetirá, o próprio Otto Alencar decidiu ontem imediatamente vir a público e anunciar que só apoiará o irmão, Eduardo Alencar, o conceituado prefeito de Simões Filho, para presidir a UPB, conforme desejo do deputado federal José Carlos Araújo, do PDT, caso o governador Jaques Wagner concorde com a ideia. Foi um bom momento para Otto se posicionar e desfazer más impressões, baixando a bola de muita gente no governo que está doida para intrigá-lo com o PT e, por extensão, com o governador nem bem o seu termo como vice-governador tenha começado.
 

Estrelato
A notícia de que uma prefeita baiana botou para correr todo o gabinete do marido, um deputado federal, em Brasília, por causa da descoberta de um suposto caso de amor do “infiel”, que seria acoberto pelos demais funcionários, deixou políticos baianos num assanhamento só, todos especulando sobre quem seria o protagonista do escândalo.


Barra limpa!
Para evitar dúvidas, o deputado federal João Leão afirmou ontem que o presidente do PP baiano, Mário Negromonte, reúne todas as condições para ocupar qualquer cargo no primeiro escalão do governo Dilma Rousseff, sendo uma unanimidade dentro do partido. “Convivo com Mário há 16 anos, tendo a honra, inclusive, de tê-lo como hóspede, em Brasília. Sempre votei com ele, até para elegê-lo líder da bancada, e sentimo-nos orgulhosos de sua atuação”, enfatizou Leão.
 

Contra a CPMF I
Vereadores de Salvador manifestaram ontem, através de uma “carta à nação brasileira”, descontentamento quanto à possibilidade de retorno de cobrança da extinta contribuição provisória sobre a movimentação financeira (CPMF). O documento, assinado por 25 vereadores (do PMDB, PDT, PRB, PTN, DEM, PSDB, PPS, PRP, PSB, PMN, PSC e PTdoB), será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um ato de rejeição à possibilidade de se instituir o imposto ou qualquer outro que venha a onerar o cidadão.
 

Contra a CPMF II
Através da carta, os vereadores conclamam os políticos do país, entidades civis e o povo brasileiro a impedirem a instituição do tributo. “Não é necessário criar imposto novo nem reviver a CPMF, como forma simplista para solucionar problemas de caixa”, estabelece o documento. No texto, os vereadores consideram a volta da CPMF uma medida paliativa que “evidencia a incapacidade do Estado em promover um ajuste fiscal e uma política tributária mais justa”. A necessidade de uma reforma tributária é defendida, sem que signifique mais impostos ou penalize o sistema comercial e empresarial.
 

Entrevista
Hoje, o governador Jaques Wagner será o primeiro entrevistado do programa Entrevista Record Atualidades, com o jornalista Paulo Henrique Amorim, às 21h, horário local. Um dos assuntos a ser debatido é a cara do novo governo federal, da presidente Dilma Rousseff.

Harmonia
No meio governista, rumores indicam que além dos nomes já certos que poderão permanecer na nova gestão, o governador não irá nomear nenhum quadro que não estiver harmonizado com a política de Brasília. Consta que além da competência técnica, deve contar o alinhamento com o plano nacional.
 

Repúdio
A Comissão de Reparação da Câmara de Salvador, presidida pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), apresentou Moção de Repúdio “ao comportamento xenofóbico e racista contra nordestinos, veiculado na internet, após a vitória da presidente Dilma Rousseff”. Em especial, o documento protesta contra o comentário preconceituoso postado no Twitter pela estudante de direito Mayara Petruso, paulista, que disse: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. A ação da estudante, ainda que não tenha sido a única, observa a Comissão, foi a que desencadeou a onda de comentários racistas.
 

Especulação
As declarações do vereador Henrique Carballal (PT) sugerindo que o PT ainda não está próximo do prefeito João Henrique, do PMDB, mas pode fazê-lo, a depender do entendimento que o chefe do executivo municipal venha a estabelecer com o governador Jaques Wagner (PT), levantou suspeitas de que ele pode estar querendo o apoio do peemedebista para presidir a Câmara Municipal.
 

Movimento
Funcionários do segundo escalão da secretaria estadual de Turismo perceberam movimentação estranha no gabinete do secretário Antonio Carlos Tramm nos últimos dias. Como tudo agora gira em torno da reforma do secretariado do governador Jaques Wagner, há quem diga que o titular da pasta pode estar arrumando as gavetas, provavelmente com o objetivo de deixar a secretaria.
 

Ministra
O “movimento estranho” que funcionários da secretaria estadual de Turismo perceberam no gabinete do secretário Tramm pode estar relacionado a um projeto muito maior, que visaria a colocar a senadora eleita Lídice da Mata (PSB) no Ministério do Turismo, o que abriria espaço para o seu primeiro suplente, Nestor Duarte Neto, do PDT, assumir seu lugar no Senado.
 

Segunda suplente
Há ainda outra hipótese circulando entre governistas sobre a possibilidade de Lídice deixar o Senado para ocupar uma vaga no ministério de Dilma Rousseff. Como é dado como certo que Nestor Duarte Neto pode ir para uma secretaria de Estado, a movimentação de ambos abriria espaço para a ex-candidata a prefeita de Itabuna, Jussara Feitosa, segunda suplente de Lídice, assumir a vaga no Senado.
 

Favorito
Um governista destacou ontem o senso de oportunidade do deputado federal José Carlos Araújo, do PDT, que lançou no domingo à noite a candidatura de Eduardo Alencar à presidência da UPB. “O cara sempre acerta na mosca”, afirmou o mesmo parlamentar, observando que tanto o PMDB quanto o PT demoraram demais para se posicionar sobre o tema, o que tornaria Alencar favorito.
 

Sem PT
Depois da celeuma criada por José Carlos Araújo com o lançamento do nome de Eduardo Alencar, prefeito de Simões Filho, para a presidência da UPB, o prefeito de Camaçari, Luis Caetano, do PT, foi ontem a público defender que os partidos aliados ao governo se unam em torno da definição de um candidato único à sucessão de Roberto Maia (PMDB), prefeito de Bom Jesus da Lapa, na presidência da entidade. Detalhe: citou, além de Alencar, mais quatro nomes, nenhum do PT.

Sem fundamento
A assessoria do governador Jaques Wagner (PT) ressaltou à Tribuna que não passa de especulação, sem fundamento, a informação de que o gestor está empenhado em emplacar um nome a presidência do Banco do Nordeste.    

Comentários