Curtinhas do Raio Laser/Tribuna da Bahia
Publicada: 17/12/2010  |  Atualizada: 17/12/2010

Reunião
Uma análise sobre as questões de transição nacional e na Bahia, composição ministerial e de governo e a participação dos partidos nos governos Dilma e Wagner, foram algumas das temáticas tratadas na manhã de ontem, durante uma reunião entre os presidentes de partidos da base do governador da Bahia, Jaques Wagner. O encontro aconteceu na Assembléia Legislativa e teve como objetivo discutir o novo governo, o papel fundamental das legendas, suas relações com as bancadas, a manutenção da coesão de aliança e a metodologia de montagem do governo e a prioridade da discussão com os partidos. A eleição da mesa da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Marcelo Nilo (PDT), também esteve em pauta, onde as siglas, unanimemente, decidiram por orientar suas bancadas a buscarem uma candidatura de consenso à presidência e uma chapa única que contemple a proporcionalidade das bancadas partidárias e incorpore a oposição, além de manifestarem-se a favor da mudança regimental que vede a reeleição do presidente, numa mesma legislatura.
Aumento I
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), afirmou ontem à noite que o aumento de 61,8% concedido aos deputados federais anteontem será repassado integralmente aos deputados estaduais baianos. O presidente justificou a medida ao lembrar que há mais de 30 anos o salário do parlamentar estadual está alinhado ao Congresso, sendo 75% do valor.
Aumento II
O deputado Marcelo Nilo aproveitou ontem para anunciar que sentará para conversar com o governador Jaques Wagner ainda esta semana para propor a apresentação de um projeto na Assembleia que majore os vencimentos do governador, dos secretários e subsecretários. “Não conversei com o governador ainda, mas defendo que o valor seja igual ao do deputado estadual”, afirmou.
Que pasa!
O fato de o vereador Gilmar Santiago (PT) ter admitido ontem pela primeira vez que é pré-candidato a prefeito pelo partido em 2012 levou a especulações de que ou está representando interesses do deputado federal Walter Pinheiro, que acalenta o mesmo sonho, ou rompeu de vez com ele.

Capim Grosso
Em sessão realizada anteontem, no Tribunal de Contas dos Municípios, foram rejeitadas as contas da prefeitura de Capim Grosso, da responsabilidade de Itamar da Silva Rios, relativas ao exercício de 2009. Pelas irregularidades contidas no parecer, a relatoria determinou ao gestor aplicação de multa no valor de R$ 5 mil. Foi determinado ainda o ressarcimento de R$ 30 mil ao erário.
Contas
Não foi apenas o presidente da Câmara Municipal, Alan Sanches, do PMDB, que comemorou ontem o fato de suas contas terem sido aprovadas, depois de quatro anos de reprovação seguida na gestão anterior. Seus auxiliares também respiraram aliviados com o anúncio da aprovação.

Querendo queimar
As noticias que circularam nos últimos dias, de que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) não aceitará com muito agrado o nome do deputado federal Mário Negromonte (PP) para o Ministério das Cidades, foi identificado como tentativa de queimá-lo, no maior estilo fogo amigo, já que há indícios, inclusive, de onde estaria vindo a boataria. Até porque, Negromonte foi um dos principais responsáveis pelo apoio do PP à candidatura de Dilma na última eleição e conta com a gratidão dela.
Encontro
E por falar no deputado federal Mário Negromonte, ele se reuniu ontem à noite com o governador Jaques Wagner. Na conversa, provavelmente a participação da Bahia no governo Dilma e a formação da segunda gestão Wagner.

Buracos
As operadoras de serviços públicos (telefonia, água, gás), que perfuram as calçadas ou as vias públicas da capital para manutenção e ampliação de suas redes, passam a ter prazo de 48 horas após o término do serviço para recuperar as áreas e devolvê-las em perfeitas condições ao trânsito de veículos e pedestres. É o que determina projeto de lei, de autoria da vereadora Andrea Mendonça (DEM), aprovado pela Câmara de Salvador. Para ela, o poder público não poderia se omitir diante do descaso das empresas responsáveis pela manutenção de redes no subsolo, já que são causados inúmeros transtornos à população. 

Comentários