Curtinhas do Raio Laser/Tribuna da Bahia

Publicada: 22/12/2010  |  Atualizada: 22/12/2010
Conflito
Foi Jaques Wagner quem tirou de tempo a candidatura de Walter Pinheiro ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, pensada pela toda-poderosa DS. Acha que, se o companheiro fosse para o lado de Dilma, criaria um problema sério para ele com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que acabaria vendo seu arqui-inimigo Roberto Muniz se tornar senador pela Bahia.
 
Falta peso?
Com as novas indicações feitas ontem, a presidente eleita Dilma Rousseff apresentou 35 ministros, restando o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. As pastas devem ser entregues ao PT. Dilma convidou o deputado Luiz Sérgio na tarde de ontem para atender ao PT fluminense. O deputado, que cuidará da pasta de Relações Institucionais, é ligado ao ex-ministro José Dirceu. O detalhe, que não passa despercebido, é que o PT fluminense, contemplado por Dilma, perdeu assentos e fica menor no próximo governo. Enquanto isso, o PT baiano, que cresceu e ficará mais robusto no próximo ano...
 
Responsabilidade 
Presidente estadual do PDT, Alexandre Brust entrou ontem pesado contra o prefeito João Henrique (PMDB) por conta de seu pedido ao secretariado para que demita 50% dos terceirizados do município, sob pena de ver comprometido definitivamente o equilíbrio orçamentário municipal. Brust acha que João Henrique tenta responsabilizar os outros pelos seus atos.
 
Nos trinques
Guindado à condição de deputado federal por causa da ida do deputado federal Mário Negromonte para o Ministério das Cidades, o suplente e ex-pugilista Acelino Popó Freitas, o Popó, já encomendou o terno de posse. Será um Versace legítimo, adquirido como presente para ele pela família da esposa, formada por poderosos da construção civil em Salvador.
 
Empossado?
O detalhe, que o ex-pugilista terá que nocautear para tomar posse, é referente à ameaça desencadeada com uma decisão do pleno do Supremo, envolvendo três parlamentares de Rondônia. Por quatro votos a três, o STF decidiu que quem deve assumir o mandato, caso o titular da vaga se ausente, não é mais o suplente da coligação, mas sim aquele melhor posicionado do partido, no último pleito eleitoral. A situação de Popó ainda merece cuidados.
 
Arroz doce
O surgimento do nome do ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) Afonso Florence, deputado federal eleito, para o Ministério do Desenvolvimento Agrário agitou ontem a Bahia e Brasília, possivelmente porque passará também por uma decisão do governador Jaques Wagner, apesar de ele chegar lá, se chegar, indicado pela Democracia Socialista, a chamada DS, corrente petista que tem se notabilizado pela capacidade de fazer pressão e obter resultados junto ao governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Afonso não quis comentar o assunto, mas seu nome caiu ontem, como se diz, na boca do povo, transformando-se num verdadeiro arroz doce. Principalmente no PT, onde a expectativa em torno da indicação é muito forte. Aliás, fortíssima.
 
Útil
Apesar da ansiedade que causa, a decisão do governador Jaques Wagner (PT) de não anunciar o secretariado novo antes de sua posse em janeiro levaria em conta um dado humanístico: evitar a tristeza dos que deixarão a equipe antes das festas natalina e de Réveillon. Neste quesito, o governador teria ouvido conselho de um novo amigo que lhe tem sido muito útil.
 
Opção
Com a provável mudança que Jaques Wagner fará na pasta de Justiça, cresceu enormemente a agitação no grupo do deputado federal Nelson Pelegrino, que controla a pasta, em torno de uma compensação na máquina estadual. O pessoal ligado ao deputado federal acha que a Conder seria ótima, mas a Sedur, à qual está subordinada, seria opção melhor ainda.
 
Liminar 
Durou pouco a satisfação do deputado Álvaro Gomes (PCdoB), em relação à execução da lei que extingue a tarifa de assinatura telefônica móvel e fixa no Estado. As empresas de telefonias ganharam ontem uma liminar que impede o funcionamento da lei a partir de janeiro, como estava previsto. No entanto, o parlamentar não perdeu as esperanças e vai tentar cassar a decisão judicial. “Estou confiante de que a relatora (ministra Ellen Gracie) vote a favor da constitucionalidade da lei”, disse, considerando a liminar ilegal por ter sido concedida durante o recesso do STF. O Supremo entrou de férias na última sexta-feira.  
 
Pasta
Indicado por Rui Costa, deputado federal eleito, cresce a estrela de César Lisboa, atual secretário de Relações Institucionais, no governo. De estilo tão discreto quanto o de Rui, o titular da pasta tem bom relacionamento também com os deputados governistas, tarefa considerada das mais difíceis para quem passa pela pasta estadual.
 
Problema
Foi notada ontem, na Assembleia, a ausência dos deputados Paulo Azi (DEM) e Elmar Nascimento (PR). Ambos estavam em Brasília, tentando resolver impasses eleitorais impostos pelo TSE. Vale lembrar que o Tribunal anulou os votos dos deputados Gaban (DEM) e Joelcio Martins (PMDB), atingindo também os mandatos de Azi e Elmar. 
 
Trabalho
Sem se reunir por ausência de secretários do prefeito João Henrique, o Conselho Municipal de Meio Ambiente está embarreirando a realização de obras na cidade, especialmente na área do Vale do Canela, com recursos já reservados pelo governo federal. Daqui a pouco, os recursos são cancelados e o prefeito perde a oportunidade de mostrar à cidade que trabalha por ela.
 
Igualdade
Um dia após ter o nome confirmado para ser a titular da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), a gaúcha Luiza Bairros deu uma entrevista coletiva à imprensa, quando creditou sua ida para o governo Dilma Rousseff ao trabalho que ainda realiza na Sepromi (Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade). Para ela, a meta da presidente eleita de compor 30% de seu ministério com mulheres é “fantástica”. Luiza lembrou ainda o primeiro discurso de Dilma, que falou em alto e bom som “sim, nós podemos”, referindo-se ao fato de uma mulher ocupar pela primeira vez a Presidência do Brasil.
 
Agentes
Depois de meses de intensa campanha, os agentes comunitários de saúde tiveram o seu pleito atendido pelo prefeito João Henrique, que encaminhou ontem para a Câmara o projeto de lei que “altera o regime jurídico dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias”. Com isso, ficam criadas as condições políticas para acelerar o processo de votação da Lei Orçamentária Atual (LOA), que deverá ocorrer hoje. 
 
Culpa
Na reunião que o prefeito João Henrique (PMDB) promoveu com seu secretariado, anteontem, para discutir a gestão, auxiliares seus perceberam um ligeiro descontentamento do gestor com o desempenho das pastas do Planejamento e da Fazenda, cerne, no dizer de um participante do encontro, dos grandes problemas que ele passou a enfrentar recentemente.
 
6ª RM
Dia 4, às 20 horas, haverá troca de comando na 6ª Região Militar. O general-de-Divisão Marco Edson Gonçalves Dias substitui ao general-de-Éxército João Francisco Ferreira. A solenidade ocorrerá na Praça Duque de Caxias, na Mouraria.
 
Reforma 
O deputado Pedro Alcântara (PR), ao comentar em plenário, ontem, as novas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação ao peso da coligação e do partido na eleição, disse ser necessária e urgente uma reforma política no país. “Apelo aos deputados eleitos para que pressionem o Congresso e votem a reforma política. Que venha a fidelidade partidária, que venha o financiamento de campanha”, pediu.
 Publicada: 22/12/2010 Atualizada: 22/12/2010

Comentários