Curtinhas doRaio Laser/Tribuna da Bahia
 
                                          



Publicada: 27/12/2010  |  Atualizada: 26/12/2010

Abrigo
O prefeito João Henrique deve receber convite esta semana para ingressar num novo partido.


Sem tramar
Da amena conversa que o governador Jaques Wagner teve com jornalistas na semana passada, durante almoço de confraternização, na Governadoria, o que mais chamou a atenção dos presentes foi sua referência ao fato de que quem pensa em sucedê-lo, em 2014, não deve “tramar”. Citando o processo pelo qual a ex-ministra Dilma Rousseff foi convidada a assumir a candidatura à presidência da República pelo presidente Lula, ele deixou claro para aqueles que o ouviram que o melhor, para os pré-candidatos em 2014, especialmente petistas, é não fazer marola nem pressão, nem muito menos conversar demais sobre a sua própria sucessão. Fica aí a dica!


“Aloprados” 
Deu na coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo: “Num ministério dividido em cotas, a turma dos aloprados foi cem por cento atendida”. A frase é do deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) sobre a escolha do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para o Ministério da Ciência e Tecnologia e do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT-MG) para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Primeiro estado I 
Neste Natal, milhares de estudiosos, políticos, educadores, empresários, produtores culturais, gestores públicos, estudantes ou, somente, cidadãos originários do semiárido baiano ou que sempre defenderam o reconhecimento e inserção do povo do sertão e da sua cultura nas políticas e mecanismos do poder público têm o que comemorar. Eles ganham um presente já requerido há décadas por meio de pesquisas, estudos, relatórios e críticas de defensores da cultura sertaneja. A Bahia pode vir a ser o primeiro estado da União a reconhecer, oficialmente, um ofício cultural.

Primeiro estado II 
Um ofício que traduz o modo de ser e viver transformado ao longo de 300 anos em característica cultural das mais emblemáticas do sertão baiano, o Ofício dos Vaqueiros. Entre final de novembro e início deste mês, o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC, www.conselhodeculturaba.wordpress.com) analisou e aprovou dossiê sobre o Ofício dos Vaqueiros, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
 
Cargo federal
Apesar dos elogios que recebe de Jaques Wagner e dos sinais de que fica na administração estadual, Eva Chiavon já foi sondada pelo governador sobre a hipótese de assumir um cargo federal, sob sua indicação, possivelmente na área do PAC ou da Copa do Mundo.
 
Infarto 
O ex-deputado federal Pedro Irujo, 80 anos, sofreu dois infartos e está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Bahia. O estado de saúde de Pedro Irujo é estável e vem sendo acompanhado na unidade. Além de político, Irujo é empresário da área da comunicação e transportes. Foi proprietário da TV Itapoan entre os anos de 1982 a 1997, e hoje é dono da Itapuã FM.
 
Fica
Com a indicação de Afonso Florence para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, crescem enormemente as chances de Cícero Monteiro de permanecer na secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano. Ele exige, entretanto, mudar a equipe que encontrou na pasta, depois da passagem de Florence.
 
Amigos 
No almoço de fim de ano que ofereceu a jornalistas, na semana passada, o governador Jaques Wagner fez questão de afirmar que não vetou, de forma alguma, o deputado federal Geddel Vieira Lima para qualquer cargo no governo federal. Não é o que dizem os amigos de ambos...
 
Controle
A ideia do PMDB de emitir nota na semana passada confirmando que Pedro Godinho é o candidato da legenda à presidência da Câmara teve por objetivo implodir movimento que graçava em setores da bancada no sentido de indicar a candidatura de Everaldo Bispo para o posto.
 
Boas festas 
O governador Jaques Wagner (PT) divulgou, em vídeo, a mensagem de final de ano em que comemora o resultado da eleição deste ano, quando foi reeleito, agradece o “carinho” dos baianos e diz que 2011 será um bom ano, “sob a batuta” da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT). 
 
Gavetas
Na relação de secretários de Jaques Wagner que devem deixar o governo, Márcio Meirelles tem sido aconselhado por amigos a arrumar as gavetas na secretaria. Eles dão como certo que o titular da pasta vai, com certeza, ser obrigado a deixar o cargo no próximo ano.
 
Gracinha
Um jornal baiano encontrou uma forma graciosa de fazer propaganda do cardiologista Castro Lima, que atende o governador Jaques Wagner. Disse que Wagner pode não ter indicado ninguém para o Ministério de Dilma Rousseff, mas que seu cardiologista vai à posse dela. Uau!
 
Sem convite
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, também nega que tenha sido convidado pelo governador Jaques Wagner para assumir a secretaria estadual de Cultura, em lugar de Márcio Meirelles. Lembra, inclusive, que existem nomes lembrados para o cargo, citando nominalmente Naomar Almeida e Antonio Lins.
 
Defesa 
Gaúcha radicada em Salvador há 31 anos, atual secretária de promoção da igualdade da Bahia, a socióloga Luiza Bairros, 57, assumirá a Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), órgão vinculado à Presidência da República. À Folha ela defende as cotas raciais, em contraposição às sociais, e diz que o melhor não é impor ações às universidades federais - posição que se opõe ao atual entendimento da pasta. “Não é assim, sim ou não, dá ou desce. Existem formas que o próprio Estado pode adotar para criar estímulos”. 
 
Troca I
Caiu como uma bomba nas hostes do PMDB de Brumado o vazamento da desfiliação do empresário e ex-vereador Paulo Cesar (Lim), para engrossar as fileiras do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo informações, o convite partiu do próprio governador Jaques Wagner durante uma visita que fez a Brumado no  segundo turno das eleições deste ano, e foi articulado pelos deputados eleitos José Raimundo Fontes (estadual) e Waldenor Pereira (federal). “Jaques Wagner foi informado do descontentamento do peemedebista histórico de Brumado, Lim, com a postura de Geddel em se lançar candidato ao governo do Estado de forma precipitada. Daí, o governador o convidou para se filiar ao PT. 
 
Troca II
Porém, os grandes articuladores da festa de filiação são Waldenor Pereira e José Raimundo, através de uma série de reuniões que estão sendo realizadas com o empresário”, confidenciou um amigo próximo do ex-vereador. Além de um peemedebista histórico, o PMDB local também está perdendo um dos maiores doadores das campanhas eleitorais do partido.
 
Proximidade
Tem chamado a atenção no campo do governismo o nível de entrosamento cada vez maior entre a senadora eleita Lídice da Mata (PSB) e o vice-governador Otto Alencar. Um sinal de que Otto é do tipo que dá nó em éter, diz um socialista visivelmente enciumado com a proximidade entre eles.
 
 
TJ 
Informações dão conta de que o governador Jaques Wagner (PT) já escolheu a promotora Nágila Brito para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça, a partir da lista tríplice que lhe foi enviada pelo Tribunal de Justiça da Bahia. 
 
Nem pensar
O prefeito João Henrique (PMDB) disse esta semana a amigos que não pretende pensar tão cedo em mudanças partidárias. Acha que, depois do desenlace com o PV, não tem porque se preocupar imediatamente com o assunto, a menos que sofra alguma ameaça séria do seu partido, o PMDB.




Comentários