LULA EXPLICA MOTIVOS DE SUA VOLTA À BAHIA

20:10:04

Foto: Max haack/ BN

Na sua última visita como presidente à Bahia, Luiz Inácio da Silva discursou para os presentes na entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro de São Cristóvão, onde falou de sua história, dos feitos de seu governo e de sua vida após o dia 1º de janeiro, quando deixa o cargo. Lula afirmou que houve dois motivos para ele voltar mais uma vez para Salvador, onde esteve no início do mês. O primeiro seria o feito do programa social de seu governo que chegou a marca de um milhão de casas no Brasil, e cerca de 90 mil só na Bahia. Ao comentar sobre as moradias para a população de baixa renda que eram inauguradas, com apenas 43m², ele lembrou de sua primeira residência comprada em São Bernardo, onde morou com sua atual esposa, sua sogra, e a mãe do primeiro marido de Marisa. “Sou o único brasileiro que adotou uma sogra”, brincou. O segundo motivo teria sido o pedido pessoal de seu amigo, o governador Jaques Wagner.
(Rafael Rodriges / Felipe Campos)
‘INVENTARAM QUE POBRE NãO GOSTA DE LUXO’

20:10:03

Foto: Max Haack/ BN

Ao comentar o discurso que o antecedeu, proferido pelo representante do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), Ildemário Proença, Lula também brincou sobre a atual situação da população de baixa renda no país. “Você agora come salmão (...). Inventaram que pobre não gosta de luxo. Inventaram que peão não gosta de uísque. Que peão só gosta de cachaça. Peão gosta de uísque também”, disse. Em um momento mais sério, o presidente, que recentemente alcançou o índice de aprovação recorde, ressaltou: “Um companheiro do (Movimento dos) Sem Teto jamais subiria num palanque se não fosse por nós”. O falatório em auto-referência e de citação de feitos de seu governo também fez comparações com governos anteriores. Ele chamou de “cego e imbecil” quem não viu a evolução que o país passou nos últimos oito anos.
‘O TORNEIRO MECâNICO QUE SOUBE LIDAR COM A CRISE’

20:10:02

Foto: Max Haack / BN

Ao citar sua aproximação com o povo, em detrimento das “elites do país”, o presidente relembrou a crise mundial desencadeada no final de 2008.  “Foi gostoso passar pela Presidência e terminar o mandato vendo os Estados Unidos em crise, vendo a Europa em crise, vendo o Japão em crise, quando eles sabiam tudo para resolver o problema da crise brasileira, da crise da Bolívia, da crise da Rússia, da crise do México”, afirmou. Para Lula, foi importante para os países ricos perceberem que a melhor saída veio de um país do terceiro mundo. “Não foi nenhum doutor, nenhum americano, nenhum inglês, foi um torneiro mecânico, pernambucano, presidente do Brasil que soube como lidar com a crise”, para depois complementar: “com sua equipe econômica”.
ELOGIOS A WAGNER, NORDESTE E CARNAVAL NA BAHIA

20:10:01

Como costuma fazer quando vem à Bahia, Lula fez questão de valorizar o governador Jaques Wagner, amigo pessoal, em seu discurso. Ele o chamou de “primeiro galego dos olhos azuis negro”, pelo papel que exerce no estado de maior herança africana e mais uma vez lembrou da quebra da hegemonia do carlismo, referindo-se a ele como “o homem que derrotou o inderrotável ACM duas vezes no 1º turno”.  Lula também salientou o crescimento no Nordeste. Não queremos tirar nada de nenhum estado. Só não queremos mais ser tratados como região predestinada ao subdesenvolvimento". O líder nacional também garantiu que após sair da presidência, passará ao menos um dia no carnaval de Salvador.  “Pode preparar porque o Lulinha vem para arrasar!”

Comentários