Noticias de Macarani

De todas as Secretarias de qualquer administração municipal, uma tem caráter especial, por ser a gestora de todos os recursos que passam pelos cofres da prefeitura. Exatamente pela sua importância não pode ser comandada por qualquer um. No seu comando tem que estar uma pessoa acima de qualquer suspeita, honesta por vocação e não pela exigência do cargo. Aliado a isso, o Secretário de Finanças comprometido com a lisura que exige seu posto, nas horas vagas é convocado para servir de “bombeiro” e apaziguar os ânimos de fornecedores e prestadores de serviços exaltados pela fatalidade de não receber o que lhe é devido no dia e momento exato do compromisso, por força de ações que requereram investimentos mais urgentes.
Neste particular Macarani é bem servida. Ariston Costa, homem de confiança do prefeito Carlinhos, foi escalado no “time” principal desde o primeiro dia de administração e continua até hoje gerindo a complexa Secretaria de Municipal de Finanças.  A ele cabe direcionar o erário público da forma mais transparente possível e o faz com denodo e lisura, sendo incapaz de desviar a sua conduta ilibada, em benefício próprio ou de pessoas que o cercam diretamente.
Essa característica do Secretário Ariston Costa não é herdada de agora.  Quando o prefeito Carlinhos o chamou para essa espinhosa missão é porque sabia que nele estava o diferencial de tudo o que o povo de Macarani já tinha vivido: Secretários inescrupulosos que antes se apropriavam do “coração” financeiro da prefeitura para se beneficiarem, enriquecerem seu patrimônio em detrimento da miséria alheia. Ariston não precisa disso.  São mais de 40 anos participando da vida pública de Macarani em diversas gestões, sem se macular com as facilidades que o poder exerce sobre alguns.  Sua vida sempre foi pautada pela honestidade pelo ideal de bem servir, mas é claro que, por se tratar de dinheiro público, nem sempre ele está à disposição, tem data certa para cair na conta da prefeitura e isso, às vezes, é incompreendido por alguns que preferem atribuir ao Secretário a injusta condição de insensível, do que primar pelo entendimento de que a ele compete apenas repassar o que lhe chega às mãos ou que são autorizados pelo Chefe do Executivo.
2010 não foi um ano fácil. As demandas administrativas foram muitas e a Secretaria de Finanças mais uma vez cumpriu o seu papel de gerenciadora do dinheiro do povo, ao ponto de chegar ao final do mesmo com as finanças em dia, apesar de muitas turbulências que teve de enfrentar.
Com o seu estilo brincalhão, amigo, apaziguador, conselheiro e sempre com um sorriso no rosto, Ariston Costa prosseguirá em seu ideal de ajudar a administração municipal a transformar a realidade de Macarani com a mesma honestidade que marcou toda a sua vida, e aproveita para agradecer a todos pela confiança e desejar a população de Macarani um Natal de muita paz e um Ano Novo de alegria, felicidade e fé em Deus.

Comentários