SAIBA QUEM SÃO OS NOVOS MINISTROS DE DILMA

Ministros anunciados há pouco:
Ministério das Comunicações – Paulo Bernardo
Ministério de Minas e Energia – Edison Lobão
Ministério do Turismo – Pedro Novaes
Ministério dos Transportes – Alfredo Nascimento
Ministério da Agricultura – Wagner Rossi
Ministério da Previdência – Garibaldi Alves
Ministério da Pesca e Aqüicultura – Ideli Salvatti
Secretaria de Assuntos Estratégicos – Moreira Franco
Secretaria de Direitos Humanos – Maria do Rosário
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Helena Chagas
Além deles já foram confirmados:
Ministério da Fazenda – Guido Mantega
Ministério do Planejamento – Miriam Belchior
Ministério da Justiça – José Eduardo Cardozo
Banco Central – Alexandre Tombini
Casa Civil – Antonio Palocci
Secretaria Geral da Presidência da República – Gilberto Carvalho


Ligado a Sarney, Edison Lobão volta a comandar Minas e Energia

Wilson Dias/ ABr

Edison Lobão (PMDB-MA)
O senador reeleito Edison Lobão (PMDB-MA) foi anunciado nesta sexta-feira como ministro de Minas e Energia do governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Lobão já ocupou o posto anteriormente, de janeiro de 2008 a março deste ano. Ele deixou o cargo para voltar ao Senado e se candidatar à reeleição. Lobão nasceu em Mirador (MA) e completa 75 anos neste domingo. Jornalista, advogado, já foi deputado federal e governador do Maranhão. Quando assumiu pela primeira vez, substituiu o interino Nelson Hubner que, por sua vez, havia assumido a pasta depois que o então ministro, Silas Rondeau, pediu demissão por ter seu nome envolvido na Operação Navalha, da Polícia Federal. O nome de Lobão foi indicado pelo seu partido, o PMDB, e, apesar de ter sofrido resistência por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi aceito por ele para comandar a pasta. (G1
Envie a um amigo Assinar feed  

Garibaldi Alves estreia em ministério após 45 anos de vida pública

Divulgação

Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) foi reeleito ao Senado pelo Rio Grande do Norte com mais de um milhão de votos, a maior votação do estado. Alves faz parte de uma das mais tradicionais famílias do estado – é sobrinho do ex-governador Aluisio Alves e primo do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. O pai do senador, Garibaldi Alves, deve fazer companhia ao filho no Senado em 2011. Garibaldi pai é o primeiro suplente da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que foi eleita governadora do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro passado. Formado em direito pela Universidade Federal do estado e jornalista de profissão – ele mantém programa em uma rádio do Rio Grande do Norte –, Garibaldi Alves Filho iniciou na vida pública em 1966, como chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Moreira Franco assume ministério na cota de Michel Temer

Divulgação

Wellington Moreira Franco (PMDB-RJ)
Ex-governador do Rio de janeiro, entre 1987 e 1991, Moreira Franco tornou-se ministro graças à proximidade com o presidente do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer. Apesar da relutância de alguns setores do PMDB em aceitar sua indicação para o comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos, a presidente eleita, Dilma Rousseff, nomeou Moreira Franco como parte da cota pessoal de Temer no governo. Moreira Franco filiou-se ao então MDB em 1972, com 28 anos. Pelo MDB, foi eleito deputado federal e prefeito de Niteroi. Em 1981, Moreira Franco se filiou ao PDS e foi derrotado por Leonel Brizola na disputa ao governo do Rio, em 1982. Em 1985, Moreira retornou ao PMDB. Em 1986 foi indicado pela convenção estadual para disputar o governo do Rio e no ano seguinte venceu a disputa. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Wagner Rossi permanece no Ministério da Agricultura

Portal Exame

Wagner Rossi (PMDB-SP)
Um dos mais novos ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Wagner Gonçalves Rossi é ligado ao setor agrícola há mais de 30 anos. Rossi assumiu a pasta no final de março de 2009, quando o então ministro Reinhold Sthephanes deixou o cargo para concorrer a deputado federal. A indicação de Rossi manteve o PMDB no comando do ministério. Aos 67 anos, o ministro começou sua militância política no início dos anos 70, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Foi lá que se firmou como empresário e produtor rural. A caminhada política teve início logo em seguida. Em 1983, foi eleito deputado estadual pela cidade de São Paulo, sua terra natal. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Indicado por Sarney, Pedro Novais comandará Ministério do Turismo

Luís Cardoso

Pedro Novais (PMDB-MA)
Reeleito para o sexto mandato, o deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA) deverá se licenciar da Câmara dos Deputados para assumir o Ministério do Turismo. Próximo à família Sarney, Novais, de 80 anos, foi indicado pelo partido para integrar o primeiro escalão da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). Com a proximidade da Copa de 2014, que o Brasil sediará, e das Olimpíadas de 2016, cuja sede será o Rio de Janeiro, a pasta ganhará grande visibilidade no governo. O novo ministro, no entanto, não tem experiência no setor. O peemedebista é advogado e dedicou grande parte de sua vida à Câmara, onde integrou as comissões de Orçamento, Constituição e Justiça e Finanças e Tributação. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Alfredo Nascimento volta a comandar Ministério dos Transportes

Márcio Silva/ Folhapress

Alfredo Nascimento (PR-AM)
Responsável pelo Ministério dos Transportes na maior parte dos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com apenas algumas saídas temporárias para concorrer em 2006 e 2010, o presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento, garantiu a manutenção da sua cadeira frente à pasta. Depois de uma conversa com a presidente eleita, Dilma Rousseff, Nascimento foi confirmado como ministro do Transportes a partir de janeiro. Nascido na cidade de Martins, no Rio Grande do Norte, Nascimento construiu sua carreira política na cidade de Manaus, no Amazonas, estado que escolheu para viver há mais de 30 anos. No Amazonas, foi vice-governador e elegeu-se duas vezes prefeito de Manaus (AM). Em 2004, renunciou à prefeitura para assumir o Ministério dos Transportes. Em 2006, elegeu-se senador pelo Amazonas, mas se licenciou do cargo para voltar ao ministério. Em março deste ano, Nascimento deixou novamente a pasta, desta vez para concorrer ao governo do Amazonas. Perdeu a eleição para Omar Aziz (PMN).
Envie a um amigo Assinar feed  

Paulo Bernardo leva para nova pasta experiência de veterano no Planalto

Agência Brasil

Paulo Bernardo (PT-PR)
O ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, assumirá o Ministério das Comunicações no governo Dilma Rousseff. Ele é paulistano e tem 58 anos. Um dos veteranos no Planalto, ganhou a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Antes de conquistar seu segundo ministério, atuou movimento sindical e consolidou a carreita política com cargos executivos e três mandatos como deputado federal pelo Paraná. Bernardo trabalhou como bancário em São Paulo, após ser aprovado em concurso do Banco do Brasil. Em 1982, foi transferido pelo banco para o Paraná. Filiou-se ao PT em 1985. Ex-sindicalista, foi três vezes eleito deputado federal pelo PT-PR. A primeira legislatura foi entre 1991 a 1995. No segundo mandato, exercido entre 1995 e 1999, foi vice-líder do PT e presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Helena Chagas foi diretora de jornalismo da EBC, criada por Lula

ABI

Helena Chagas
A jornalista Helena Chagas, indicada para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, chegou ao governo em 2007, para ocupar a Diretoria de Jornalismo da Empresa Brasileira de Comunicação, criada por medida provisória pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela deixou o cargo em abril deste ano para se integrar à campanha de Dilma Rousseff à Presidência. Antes de ir para o serviço público, Helena Chagas teve passagens por grandes veículos de comunicação do país. Ela trabalhou na TV Globo e, entre 2004 e 2006, foi diretora da sucursal do jornal “O Globo”, em Brasília. Depois, teve uma passagem pelo SBT. Na secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas vai ter status de ministra. A secretaria foi elevada a esse status por determinação de Lula, após a chegada do atual ocupante do posto, Franklin Martins, ao governo. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Ideli Salvatti deixa Congresso para assumir Ministério da Pesca

José Cruz/ Agência Brasil

Ideli Salvatti (PT-SC)
Primeira mulher eleita ao Senado pelo estado de Santa Catarina, a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), foi indicada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para assumir o Ministério da Pesca. Aos 58 anos, a senadora disputou o governo de Santa Catarina nas eleições deste ano e ficou em terceiro lugar, atrás de Angêla Amim (PP) e do governador eleito, Raimundo Colombo (DEM). Nascida em São Paulo, Ideli construiu sua trajetória política em Joinville, no interior de Santa Catarina, onde foi morar na década de 70. Uma das fundadoras do PT catarinense, foi professora da rede pública de ensino do estado entre 1983 e 1994, período em que militou no movimento sindical da categoria. Participou da criação da Central Única dos Trabalhadores em Santa Catarina. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Maria do Rosário é escolhida para a Secretaria de Direitos Humanos

Congresso em Foco

Maria do Rosário (PT-RS)
Escolhida para comandar a Secretaria de Direitos Humanos, órgão vinculado à Presidência da República, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista. Foi vereadora em Porto Alegre por dois mandatos (1993-1999), tendo presidido as comissões de Educação e de Direitos Humanos, além de ser líder do PT e do governo municipal na Câmara. Como deputada estadual (1999-2003), Maria do Rosário foi presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e vice-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha por dois anos. Em 2002, foi eleita deputada federal, sendo reeleita em 2006. No Congresso Nacional, foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Representou a Câmara na Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos durante o regime militar e foi presidente da Comissão Especial da Lei Nacional da Adoção. (G1)

Comentários