RAIO LASER - QUARTA FEIRA - 19/01/2011

Será?
Ao tomar conhecimento, ontem, de que o PDT ficou irado com a reforma do secretariado de Jaques Wagner, principalmente depois de ter tomado conhecimento de que o vice-governador Otto Alencar (PP), ao contrário do prometido, não irá para a legenda, fonte importante do partido do governador Jaques Wagner ligou para a Raio Laser com uma tese mais ou menos conspiratória. Em sua avaliação, como, ao descumprir o acordo de filiação ao PDT, Otto acabou acrescentando à fatia do PP no governo a sua secretaria e a de Integração Regional, concedida aos progressistas como compensação por seu ingresso no secretariado de Wagner, nada descartaria a hipótese de ele ter feito um jogo combinado com os caciques do PP, Mário Negromonte, ministro das Cidades, e João Leão, deputado federal, pela conquista de mais espaços para a agremiação. “Por que eles não simularam uma briga de forma a levar o governador a dar mais uma secretaria ao PP?”, questionava o petista, convicto de que o governador não percebeu a manobra a tempo de fortalecer ainda mais o PP no governo.
Traição
Entre policiais, o comentário ontem era que, além de ter sido surpreendido com sua demissão da secretaria estadual de Segurança Pública (SSP), César Nunes foi traído por sua própria equipe, inclusive, por gente que se dizia e andava muito próxima dele, como se amigo fosse.
Ambição
Chamou a atenção nos meios políticos a idade do delegado federal Maurício Telles Barbosa, que substituiu César Nunes na SSP: 33 anos, a idade de Cristo, para alguns, mas, pela importância do cargo que resolveu assumir, também muito reveladora de uma característica que aqueles que conhecem o policial dizem que ele tem de sobra. Seria ambição.
Compromisso
Indicado para a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) não quis ser empossado ontem na cerimônia que oficializou os nomes dos novos integrantes do time de Wagner, na Governadoria. Zezéu disse que só vai pedir licença do mandato no início da próxima legislatura, no dia 2 de fevereiro próximo. O deputado afirmou que terminará o atual mandato.

Visita à Bahia
O deputado federal Marco Maia (PT-RS) chega hoje à Bahia para dialogar com lideranças políticas e partidos em busca de apoio à sua candidatura à Presidência da Câmara Federal para o próximo biênio. Às 18h, Maia encontra-se com o governador Jaques Wagner na Governadoria. Às 19h, o parlamentar segue para um jantar com a bancada baiana da Câmara dos Deputado.
Rompimento
Com o pedido de afastamento de Celsinho Cotrim da presidência do PSB de Salvador e sua desfiliação da sigla, cresceu a especulação sobre o que de fato teria acontecido no partido. O que está causando mais surpresa é o fato de que Celsinho era tido, até então, como um dos principais interlocutores da senadora Lídice da Mata. Nos bastidores circula a informação de que o motivo seria um desentendimento com o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, que queria a hegemonia entre os socialistas. Cotrim nega o atrito e alega motivos pessoais. No entanto, dirigentes do próprio PSB confirmam que o problema é mesmo antigo: a concentração de poder nas mãos da dupla Lídice e Leonelli.
Sinalização
Ontem, o governador Jaques Wagner, em meio a toda montagem do seu secretariado, prestou solidariedade ao prefeito João Henrique. Segundo o petista, independentemente das relações partidárias, ele não tem a intenção de deixar que a atual crise instalada em Salvador se alastre. “Não tenho nenhum interesse de contribuir ou aprofundar uma crise que é institucional. Temos três anos e meio para a Copa do Mundo e não dá para brincar”, disse, confirmando a reaproximação ao prefeito, que caminhava para o total isolamento político.

Apoio
Ainda, em entrevista à TV Bahia, revelou que a questão sobre o apoio político do seu partido ao prefeito João Henrique, ainda no PMDB, “foi entregue ao diretório municipal do PT”. Os petistas, apesar de reiterarem sua posição de oposição, não impedirão que o estado intervenha nas demandas mais críticas da prefeitura. “A ideia é que o PT faça um pacto por Salvador. Afinal, não queremos que a população sofra. Mas os recursos têm que ser bem aplicados”, declarou o líder da oposição na Câmara, vereador Henrique Carballal.
Perda
Com a ida da Secretaria estadual de Integração Regional para o PP, num acordo que visaria a compensar o partido pela nomeação de Otto Alencar para a Infraestrutura, o PDT acabou perdendo também a CAR, uma estrutura invejada dentro e fora do governo para os progressistas. A companhia é subordinada à Sedir, que a manterá agora sob seu controle.
Duas faces
Ontem, enquanto o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, comemorava a adesão de prefeitos à sua candidatura à UPB, durante almoço no Barbacoa, o ex-secretário de Segurança Pública, César Nunes, tentava, numa mesa próxima, dar uma mostra pública de que não estaria abatido com a saída do governo Wagner.
Adesão
“A nossa intenção é sair com chapa única, para não dividir a base, e o nome consensual que acreditamos trazer unidade é o de Caetano”, afirmou a prefeita de São Sebastião de Passe, Tânia Portugal, que está à frente das articulações do PCdoB no interior do estado. A escolha do prefeito de Camaçari aconteceu em reunião com o secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, e diversos prefeitos baianos, representantes de Associações Regionais.
Ex-governadores
O senador César Borges, ex-governador do estado, condenou ontem a concessão de pensões vitalícias para os ex-chefes do Executivo estadual, corroborando a posição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade informou que ingressaria com ações diretas de inconstitucionalidade contra o benefício, que foi concedido recentemente a três ex-governantes. “Jamais pleiteei e jamais recebi qualquer tipo de benefício por ter ocupado o cargo de governador da Bahia”, esclareceu Borges. Ele esclarece que no passado esse benefício já existiu, mas, quando ele deixou o governo baiano, em 2002, a medida já havia sido revogada.

Comentários