RAIO LASER - QUINTA FEIRA - 20/01/2011
Alta
Nem PP nem PDT. A ida do vice-governador Otto Alencar (PP) para a secretaria estadual de Infraestrutura deixou as duas legendas chupando dedo, conforme disse ontem uma fonte do partido progressista à coluna, refutando a tese, baseada, obviamente, numa teoria conspiratória, isto é, em pura paranoia e especulação, de que ele teria fechado um acordo velado com o ministro Mário Negromonte (Cidades) no sentido de forjar uma briga que, ao final, resultasse em mais espaço para o PP na administração estadual. Segundo a mesma fonte, a tese é totalmente absurda, já que o PP acha que saiu prejudicado na operação, ao perder a secretaria de Infraestrutura e ser compensado com a secretaria de Integração Regional. O que também avalia o PDT. Em outras palavras, as duas legendas estão convencidas de que foram prejudicadas na reforma do secretariado de Wagner e que o único, de fato, que saiu ganhando, no frigir dos ovos, foi o vice, cujo prestígio com o governador anda cada vez mais em alta.
Alternativa?
Bem antes de anunciar a saída oficial do PMDB, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, havia pedido ao presidente estadual do PR, senador César Borges, para ingressar na sigla. No encontro, César havia afirmado ao prefeito que a legenda estava de portas abertas. No entanto, João não retomou o contato com o republicano para tratar sobre um possível avanço na conversação.
Política
No PSB, o comentário mais forte do momento é em torno do desentendimento que motivou o desligamento voluntário do segundo suplente de vereador Celsinho Cotrim. Para um grupo de socialistas, Celsinho estaria provando, no momento, do mesmo veneno que muitos outros colaboradores da legenda já provaram, ao longo dos anos na história da política baiana.
Jantar
No jantar oferecido ontem pela bancada baiana a Marco Maia (PT-RS), candidato à presidência da Câmara, o deputado federal eleito Lúcio Vieira Lima (PMDB) fez questão de pegar o telefone e passá-lo diretamente para o deputado federal eleito Antonio Imbassahy, presidente estadual do PSDB. Presente à festa, o deputado federal João Almeida, que não se reelegeu, fez uma cara feia...
Envolvimento
A ideia de que Fátima Mendonça, primeira-dama do Estado, poderia ser a segunda prefeita de Salvador, alimentada por muitos amigos dela, está ganhando as ruas de maneira impressionante, num indicativo de que, se quiser realmente testar sua popularidade, ela deve começar a se envolver na vida política de Salvador o mais rapidamente possível.
Preguiçoso?
As declarações da cantora baiana Gal Costa chamando o baiano de “preguiçoso” se espalharam como rastilho de pólvora no Twitter, onde ela fez a observação irritada com um técnico que alegou que não consertaria seu ar-condicionado por estar com dor de cabeça. Tudo indica, entretanto, que a fala de Gal ainda pode dar é muita dor de cabeça a ela.
Reeleição
Aos poucos, vai ficando claro o motivo por que setores da oposição não aceitam encampar a tese do impeachment do prefeito João Henrique. Trata-se de um medo fortíssimo de que o vice, Edvaldo Brito, um renomado tributarista, assuma a Prefeitura e, com seu conhecimento técnico e político, além de grande capacidade de gestão, resolva a crise financeira da administração pública, viabilizando fácil, fácil sua reeleição daqui a dois anos, o que deixaria os petistas chupando dedo.
Serviço
O deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) considerou ontem um verdadeiro desrespeito com os usuários baianos o fato de o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado estarem fechados para reforma há meses, além de passageiros do ferryboat terem ficado quatro horas presos na embarcação porque faltou luz na Ilha de Itaparica. “Isto é um absurdo”, disse o parlamentar tucano, observando que o fato de se estar numa estação turística como o verão apenas evidencia o desrespeito dos serviços públicos ao baiano.
Silêncio
Chega a causar espanto o silêncio do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) diante da atual crise político-administrativa de Salvador.

Comentários