RAIO LASER - QUINTA-FEIRA - 27/01/2011


Ataques
No encontro que mantiveram ontem com o ministro Carlos Lupi (Trabalho) para discutir a questão da participação do PDT no governo Jaques Wagner, praticamente reduzida à secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, os pedetistas baianos, deputados incluídos, manifestaram toda a sua insatisfação com a posição em que o partido ficou na administração petista e, em alguns momentos, chegaram a culpar o deputado federal eleito Rui Costa pelo desenvolvimento equivocado das conversas. Um dos parlamentares presentes lembrou que, durante a negociação que o PDT entabulou com o secretário estadual César Lisboa, vários parlamentares foram contactados diretamente por Rui Costa, numa iniciativa que chamou de tentativa de gerar o dissenso interno no partido. Pelo visto, Rui nunca foi tão mal pintado num partido que acostumou-se a defendê-lo dos ataques de todos na Assembleia.
UPB
O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, deu sonoras gargalhadas, ontem, dos boatos, surgidos à noite, de que o partido orientaria seus prefeitos a votarem nulo na eleição para a presidência da UPB, que se realiza hoje e na qual o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, deve se consagrar vencedor, fazendo com que o PT assuma, pela primeira vez em anos, o comando da entidade na Bahia.
Garantia
O ministro das Cidades, Mário Negromonte, afirmou ontem que não vai bloquear recursos já empenhados para os municípios. Anteontem, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou que o governo do ex-presidente Lula deixou para o governo da presidenta Dilma Rousseff R$ 27,8 bilhões como restos a pagar (estoque de despesas com obras em andamento deixadas para o próximo ano) aos municípios. “Vamos manter os empenhos e liberar os recursos dentro do cronograma de execução das obras”, assegurou o ministro.

Caípe
Após ter a sua eleição para a presidência da Câmara Municipal de São Francisco do Conde contestada na Justiça pelo atual presidente da Casa, Robson Portugal (PDT), o vereador Carlos Alberto Cruz, conhecido por Nem do Caípe (DEM), foi reconduzido ao cargo no dia 24 de janeiro. A liminar favorável, expedida pelo juiz substituto da Comarca de São Francisco do Conde, Edson Almir Lélis, contraria a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
E o metrô?
 O metrô de Salvador foi um dos temas tratados pelo vice-prefeito Edvaldo Brito no encontro (de duas horas) que teve com o governador Jaques Wagner na última segunda-feira. Brito coordena o grupo de trabalho que realiza estudos para decidir o modelo jurídico de operação e a tarifa de alcance popular. O governador tomou conhecimento do resultado das reuniões que a equipe vem realizando, analisando questões como orçamento, tarifas e gestão, que tanto poderá ser através de concessão, parceria com a iniciativa privada ou criação de uma empresa. Na próxima semana, o grupo vai conhecer o resultado dos estudos que o vice-prefeito tem feito pessoalmente.
Absurdo
Diante das decisões do TSE, a possível saída de Elmar Nascimento (PR) e ingresso de um deputado da coligação PRB-PP-PDT-PT é questionada pelo especialista eleitoral Ademir Ismerim. Segundo ele, o TSE fez um desserviço à sociedade e ao Poder Judiciário, pois modificou a regra 175, quarto parágrafo do código eleitoral, em vigor desde 1967. “A regra estabelece que votos de candidatos com registros deferidos e que disputaram nessas condições, e que somente depois das eleições tiveram o registro caçado, sempre foram computados para a legenda pela qual concorreu o candidato. Nesse caso, deveria ficar com a coligação (ligada ao PMDB)”, defendeu. “Isso é um absurdo com os partidos políticos e com os candidatos”, criticou.
Mudança I
O vereador Luizinho Sobral (PTN) renunciou ontem ao seu cargo na Câmara para assumir a vaga do correligionário João Carlos Bacelar, na Assembleia Legislativa. Bacelar se licenciou do cargo eletivo para ser secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) no último mês de dezembro.
Mudança II
O mais novo deputado disse que sua atitude reafirma a aliança entre seu partido e o prefeito João Henrique. Quem assume hoje a vaga de Luizinho Sobral na Câmara, às 18h, é Geraldo Junior, seu correligionário. Já a posse de Sobral na Assembleia está marcada para a próxima quinta (3), na presidência da AL-BA, a partir das 9h.
Aposentadoria
O senador João Durval Carneiro (PDT) foi um dos senadores brasileiros que abriram mão da aposentadoria como ex-governador do estado. Durval, quando iniciou seu mandato no Senado, em 2007, fez a escolha e abriu mão da aposentadoria. Ele resolveu que só receberia os subsídios a que tem direito pelo cargo de parlamentar. Além dele, há no Senado os ex-governantes Aécio Neves (PSDB-MG), Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Collor (PTB-AL), que decidiram abrir mão do benefício.
Protagonismo
Em nota encaminhada ontem à imprensa, a deputada estadual eleita Luiza Maia comemorou a vitória antecipada de seu marido, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), e avaliou que a UPB perdeu o protagonismo nos últimos anos por ser administrada por um peemedebista, leia-se o prefeito de Bom Jesus da Lapa e atual presidente da entidade, Roberto Maia. Ela destacou também o “empenho” de Luiz Caetano para que a presidência da UPB fosse disputada em chapa única, o que ocorrerá hoje.

 Publicada: 27/01/2011 Atualizada: 26/01/2011

Comentários