RAIO LASER - SEGUNDA-FEIRA-31/01/2011


Unidade
Após a conclusão dos processos de eleição da presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), que resultou na eleição do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), e na formalização consensual do nome do atual presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, que concorrerá à presidência da Casa pelo terceiro biênio consecutivo, o presidente estadual do PT baiano, Jonas Paulo, destacou que a unidade da base do governo Wagner nos dois processos e as credenciais dos candidatos foram indispensáveis. “A vontade política dos partidos e líderes, somada a habilidade de Caetano e Nilo, foram essenciais para afirmação do projeto em detrimento de desejos e sonhos pessoais”.
Ontem e hoje
Antigamente, os petistas gozavam os carlistas dizendo que se algum deles, ao discursar, não falasse ao menos três vezes em ACM, estaria com o cargo ameaçado. Agora, “o feitiço se volta contra os feiticeiros”. A repetição intensa dos feitos de Lula empobrece a fala dos oradores. O que ele fez, e não fez, já se sabe. Importante agora é o que vem pela frente.

Fantasmas
Um dossiê contendo os nomes de esposas, filhos e parentes de altas autoridades, lotados em órgãos públicos e que lá não comparecem nem para receber os vencimentos, aumentou a ansiedade de alguns figurões. Afinal, em tempo de transparência tudo se sabe.

Competência
Quando secretário de José Ronaldo, em Feira de Santana, o auditor Joaquim Bahia deu provas de como se faz gestão financeira. Agora, à frente da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em Salvador, está colocando ordem na casa, merecendo elogios até de devedores - e que não são poucos.


Corajoso
O advogado Ademir Ismerin é o novo herói das oposições baianas no campo do Direito Eleitoral. É praticamente o único que patrocina ações contra o governo do Estado ou prefeitos da situação no campo eleitoral, com poder político para formulá-las e até desistir de sua proposição. O todo-poderoso prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, é um dos que estão na mira jurídica de Ismerin.

Da China
O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, chegou ontem à noite de uma viagem da China. Em rodadas de negócios com autoridades e empresários chineses, Salles carimbou o primeiro pedido de produtos da agricultura familiar baiana, renovou com a Apex o contrato para manutenção em Pequim do escritório de negócios da agropecuária baiana, e agendou para abril a visita de uma missão chinesa para comprovar que a Bahia é Estado livre do Mofo Azul, e a partir daí liberar a exportação de charutos fabricados no recôncavo baiano. A China já encomendou para diversas empresas do recôncavo US$ 8 milhões em folhas de fumo para charutos.

Critérios técnicos
O governador Jaques Wagner deverá nomear para os cargos de segundo escalão pessoas com perfil mais técnico e é isso que esperam funcionários da área industrial da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), um tanto ressabiados com o atual diretor da área técnica, Lucas Machado. As queixas são de que Machado, por não conhecer do assunto (apesar de estar no cargo há três anos), optou por delegar suas competências a um assessor que sequer possui a escolaridade e a qualificação mínimas exigidas para o cargo. Consta que atos de arrogância, de prepotência mesmo, têm atrapalhado o bom fluxo dos trabalhos da Egba, resultando, inclusive, em queixas de clientes devido a erros nos serviços.

Mudança
O suplente de vereador Batista Neves, do PMDB, assume o mandato hoje, às 10h, na Câmara Municipal de Salvador. Ele ocupará o lugar deixado pelo ex-presidente da Casa, Alan Sanches, também do PMDB, que alçará novos voos a partir de amanhã. Sanches assume o mandato de deputado estadual, com a expectativa de intensificar sua atuação em toda Salvador e ampliar seu trabalho para cidades do Recôncavo baiano.

Novo signo
Astróloga de famosos, entre os quais políticos e empresários de todo o país, a astróloga baiana Isolda Cavalcanti tranquiliza clientes quanto ao suposto surgimento de um novo signo. “Esse novo signo já é conhecido dos astrólogos desde a Antiguidade. E por não ter importância para o estudo astrológico de nós humanos na Terra foi deixado de lado”, diz Isolda, que se encontra neste momento em Roma, onde atende a seus clientes da Europa.

Sérgio x Sérgio I
O deputado estadual Sérgio Passos (PSDB) criticou a postura senador Sérgio Guerra, que essa semana lançou um abaixo-assinado em favor da sua recondução à presidência do PSDB, numa atitude considerada indigna pela maioria das lideranças tucanas. “Trata-se de uma atitude precipitada e imatura, e que não se coaduna com o espírito democrático que norteia as decisões dentro do PSDB”, criticou Passos.

Sérgio x Sérgio II
Ainda segundo o parlamentar, a atitude intempestiva de Sérgio Guerra destoa completamente o sentido de unidade que vem sendo trabalhado dentro do PSDB. “O presidente de uma legenda como o PSDB não pode ter esse tipo de comportamento”, observou. Para Sérgio Passos, a eleição do partido se dará no tempo certo, de forma democrática e transparente, ouvindo os delegados de todos os estados, eleitos em convenção partidária. “Tudo será feito sem atropelos, no tempo certo”, conclui Passos.

Elogiado
O ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa, deixou a entidade na semana passada sob uma saraivada de elogios do novo comandante da instituição, Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, que elogiou sua postura imparcial à frente do órgão.

Renúncia
Hoje, a partir das 15h, no plenário da Câmara de Camaçari, a vereadora Luiza Maia, deputada estadual eleita em outubro passado, vai renunciar a vereança para assumir, na quarta, uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa. Em seu lugar será efetivado como vereador de Camaçari João de Araújo (PT).

Articulação
Nesse fim de semana, quatro tucanos baianos se juntaram em Salvador para dar prosseguimento às articulações do partido nas esferas estadual e federal. Entre eles, estavam os deputados veteranos Jutahy Magalhães Jr. e Sérgio Passos e os recém-eleitos Adolfo Viana e Augusto Castro. O presidente estadual da sigla, Antonio Imbassahy, não participou por estar em Brasília, mas as medidas discutidas contam com o seu aval. Eles conversaram especialmente sobre a posição que o partido vai assumir na próxima legislatura, que começa na semana que vem.

Homenagem
Prestes a deixar a liderança do governo na Assembléia para assumir mandato na Câmara Federal, amanhã, o deputado estadual Waldenor Pereira (PT) foi homenageado pelos titulares da Casa Civil, Eva Chiavon, e Secretaria das Relações Institucionais (Serin), César Lisboa, e suas respectivas assessorias, com um jantar regado a discursos de agradecimento e reconhecimento ao seu trabalho de líder desenvolvido por quatro anos consecutivos.

Comentários