RAIO LASER - SEXTA-FEIRA - 21/01/2011


Nomes
O governador Jaques Wagner (PT) deve se debruçar hoje sobre a escolha de seu próximo secretário estadual de Justiça, um posto que precisa estar em perfeita articulação com a secretaria de Segurança Pública, motivo porque o chefe do Executivo estadual procede com o máximo de cautela e atenção no processo de definição sobre quem poderá auxiliá-lo neste campo. Ontem, dois novos nomes surgiram com muita força como apostas para o posto. Um deles é o do promotor baiano Almiro Sena. O outro é o do procurador da República Augusto Aras. Os dois juntam-se às especulações sobre os advogados Saul Quadros, presidente da OAB baiana, e Silvia Cerqueira, conselheira federal da mesma entidade e, portanto, concorrente direta do colega de advocacia.
Condição
Mais forte pré-candidato do PT a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino marcou ponto ontem ao afirmar que não defende a instabilidade institucional do município, mas defende que o prefeito João Henrique apresente um plano para o saneamento da Prefeitura nos próximos dois anos, se quiser de fato contar com a ajuda do PT para sair da crise.

Secretário de Educação do prefeito João Henrique, João Carlos Bacelar é puro elogios ao novo colega da pasta da Fazenda, Joaquim Barbosa. Acha que o prefeito acertou na mosca em convidar o ex-secretário municipal de Finanças de Feira de Santana para ajudá-lo na administração das finanças da cidade e está confiante que a crise vai ser enxotada para longe.
Faturou
Desenvolto como nunca numa casa essencialmente petista e comunista, Lúcio Vieira Lima (PMDB) acabou faturando mais que muito peixe grande dos dois partidos no jantar oferecido anteontem a Marco Maia na Bahia. Sentou do lado do petista candidato à presidência da Câmara, ligou para deputados que não estavam presentes pedindo votos para ele e quase leva o gaúcho ao aeroporto. Se ACM fosse vivo e comandasse PT e PCdoB, os deputados das duas legendas hoje estariam de cabeça baixa.


Simpatia quase amor
Na Praça Municipal, foram sentidos novos ventos - mais favoráveis - à ideia de o prefeito João Henrique (PMDB) eventualmente ir para o PP. O sinal teria sido dado diretamente pelo presidente estadual do partido, Mário Negromonte, hoje ministro das Cidades, que, contrariando o radicalismo inicial, afirmou que João Henrique é uma liderança cujo ingresso pode ser avaliado no partido.
Indecisão?
A indecisão do deputado federal ACM Neto de lançar-se na disputa ou não pela liderança do DEM na Câmara Federal é, segundo observadores da cena política, devido ao temor de ser derrotado na disputa. Dos 43 parlamentares eleitos pela sigla, Neto teria o apoio irrestrito de apenas oito. A dificuldade do democrata estaria acontecendo, inclusive, na própria bancada baiana. Ele já foi líder do DEM na Câmara em 2008.
Campanha
Em busca de votos para presidência da UPB em todo o estado, o prefeito Luiz Caetano inicia neste fim de semana uma maratona de encontros nos municípios. Hoje ele e o candidato a vice, Eduardo Vasconcelos (PSDB), têm encontro com prefeitos do Sudoeste, em Vitória da Conquista. No sábado, a dupla se reúne com os colegas da região sul-baiana, às 19h, no Hotel Jardim Atlântico, em Ilhéus.
Assembleia
Depois de resolvidas as demandas articuladas pela legenda para a participação no secretariado do governo, a bancada do PT no Estado vem se reunindo para discutir a eleição na Assembleia. Na primeira reunião, os deputados e o presidente do PT baiano, Jonas Paulo, concluíram que é preciso assegurar a unidade da bancada governista na eleição da Casa e da composição da chapa. “Para garantir a unidade é essencial a articulação dos líderes dos partidos da base e, obviamente, auscultar a coordenação política do governo pelos interesses da governabilidade no Legislativo”, enfatizou o dirigente petista, deixando também claro que “todas as postulações a presidente são legítimas”.
Apetite
Nos bastidores da formação do secretariado, há quem diga que o PDT e o PP estão com “apetites depravados”, ou seja, “sem limite por cargos no governo”. A crítica é que a partir dessa dinâmica possa haver perda da essência do projeto de governo.

PTC
“Não existe crise na Prefeitura de Salvador, mas problemas pontuais que estão sendo explorados por um clima eleitoral antecipado que não ajuda em nada a cidade ou a população”, comentou o presidente estadual do PTC, Rivailton Pinto, que esteve ontem no Palácio Tomé de Souza para manifestar apoio ao prefeito João Henrique.
Bola
Antes que o acusassem de estar conspirando contra o prefeito João Henrique, depois de chefiar a reunião do PMDB na qual o partido decidiu ir para a oposição ao governo João Henrique, o deputado federal Geddel Vieira Lima tratou ontem logo de avisar que não é a favor de impeachment do prefeito, deixando a bola, pelo visto, nos pés do PT.
Melhor saída
Geddel se manifestou pelo Twitter sobre o assunto: “Falar de impeachment de J. Henrique nesse momento não é bom para Salvador”, disse. Questionado mais tarde por um seguidor se o fato não era uma contradição, Geddel negou justificando que “um processo de impechament pode levar a um estado de tamanha paralisação que pode piorar tudo”. Em seguida afirmou que era preciso “deixar a carruagem avançar. Quero a melhor saída para SSA, creia-me”.
Protesto
O deputado Heraldo Rocha (DEM) apresentou uma moção de protestos na Assembleia contra o fechamento da Casa de Retiro São Francisco. “A insensibilidade de técnicos, órgãos públicos e governantes, estadual e municipal, que se deixam levar pelo trote acelerado da especulação imobiliária, pode pôr fim a uma das poucas instituições que ainda mantinham um acolhimento humanizado a uma parcela da população idosa desta cidade”, lamentou.
Possibilidade
Téo Senna (PTC), que abandonou a liderança do prefeito João Henrique no mesmo dia em que Alfredo Mangueira renunciou à chefia da Casa Civil, acaba de admitir que está conversando de novo com o gestor sobre a possibilidade de assumir de novo o posto, no qual, como o colega do PMDB, durou menos de um dia, na mais recente crise vivida pelo comando do município.
Apoio
A presidência da UPB tem sido o assunto mais discutido entre os prefeitos baianos nos últimos dias. Esta semana, o prefeito de Jequié, Luiz Amaral (PMDB), sinalizou que deve apoiar Luiz Caetano. “Estamos trabalhando para impedir que a entidade saia dividida. Todo esforço é em torno da união dos prefeitos para fortalecer a UPB”. Ele é membro da Comissão Eleitoral das eleições da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Consenso
Na eleição para a presidência da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) também deve haver consenso. O prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, almejava assumir o comando da entidade, mas abriu mão em favor de Cláudio Dourado, prefeito de Ibicuí. A eleição está marcada para o próximo dia 31.

 Publicada: 21/01/2011 Atualizada: 21/01/2011

Comentários