RAIO LASER - SEXTA-FEIRA - 28.01.2011


Alternativa
Apesar de o PT estribuchar aqui e ali, o partido vai indicar voto no deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) na sucessão à presidência da Casa, no início de fevereiro. Uma reunião ontem conduzida pelo presidente estadual do PT, Jonas Paulo, com membros inquietos da bancada estadual teria apontado na direção da pacificação do grupo com relação ao entendimento de que Nilo ainda é a melhor alternativa para os petistas sufragarem no Legislativo baiano, depois principalmente que o nome que se apresentava como oponente do atual presidente, o deputado estadual Ronaldo Carletto (PP), preferiu seguir a orientação de sua bancada e optado também por apoiar Nilo ao comando do Legislativo. Na opinião de quase toda a Assembleia, o PT, se prosseguisse na linha da oposição ao presidente, poderia acabar vivendo o vexame de ficar totalmente sozinho.
Polêmica I
Conforme a Tribuna da Bahia antecipou, o PRB, que na Bahia é liderado pelo deputado federal bispo Márcio Marinho, conseguiu emplacar um quadro no time de Wagner, mas pode ter problemas à vista. O novo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o promotor de Justiça do Estado licenciado, Almiro Sena pode ter sua nomeação questionada. Isso porque existe resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que proíbe promotores de exercerem qualquer outra função pública, além do magistério. A vedação exclui somente aqueles que ingressaram na carreira antes de 1988 e tenham optado pelo regime anterior. Almiro Sena, no entanto, exerce a função há 19 anos, desde 1991.

Polêmica II
Apesar da polêmica, fontes do governo dão como tranquila a situação do novo secretário de Justiça, pois já existe jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) para outros estados em situações semelhantes. Portanto, se questionado, Sena também terá o direito de recorrer ao STF.


Situação
Em grande número ontem na UPB para prestigiar as eleições da entidade, prefeitos não perderam a oportunidade de se queixar do governo por causa das obras decorrentes de convênios que o Estado celebrou antes de outubro, por intermédio da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, que se encontram, em sua totalidade, paralisadas. Seriam em torno de 240 prefeituras nessa situação.

Preocupação
O governador Jaques Wagner (PT) teria manifestado ontem preocupação com a possibilidade de o promotor Almiro Sena, indicado para secretário estadual de Justiça, possa ter que recuar da indicação em decorrência de questionamentos do Conselho Nacional do Ministério Público. O conselho do MP baiano aprovou a indicação de Sena, referendando a escolha de Wagner.

Permanente
Com a proximidade da maior festa popular do planeta, o vice-prefeito Edvaldo Brito, coordenador geral do carnaval de Salvador, mantém reunião permanente definindo os detalhes da folia. Ontem, por exemplo, foi realizado um encontro com setores da prefeitura responsáveis pela montagem de camarotes e ilhas de operação, definição de pessoal que trabalhará na festa e fiscalização e ordenamento do comércio. Na pauta também o carnaval eletrônico: a montagem de câmeras de alta definição e equipamentos de última geração para ajudar no monitoramento e organização da folia.

Blogajoão
Chama a atenção o quanto o prefeito João Henrique (PMDB) anda desguarnecido na internet. O blogajoão, nome do twitter criado por sua assessoria para aproximá-lo de internautas, não é atualizado e ainda é vítima de várias ironias por parte de twitteiros o tempo todo no serviço de microblogs que ganha cada dia mais seguidores mundo afora.



Ameaçada
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) alerta que a liderança baiana no Nordeste está ameaçada. “No comparativo com Pernambuco e Ceará, a Bahia não apareceu bem na foto da 1ª Análise Ceplan de 2011, divulgada no Recife. Em relação ao PIB estadual, de acordo com a pesquisa da Ceplan, Pernambuco e Ceará cresceram 9,4% e 8,7%, respectivamente, enquanto a Bahia teve um aumento de 7%, no comparativo de janeiro a setembro de 2010 com o mesmo período de 2009. “Esse desempenho baiano ficou abaixo até mesmo da média nacional de 8,4%”.

Disputa
Apesar do vexame que viveu, depois de ter anunciado o apoio do PT a Marcelo Nilo numa reunião com o presidente da Assembleia da qual participou também o PP, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, parece ter recobrado o controle da situação e enquadrado a bancada, como, aliás, manda o bom senso e o sentimento de que, no momento, o melhor é apoiar um candidato do que sair desmoralizado da disputa.

Tese
A tese levantada pelo PT de que é preciso acabar com a reeleição à presidência da Assembleia Legislativa está longe de agradar a todos os membros do partido. Para muitos deles, além de casuística - seria feita apenas para evitar que Marcelo Nilo redispute o cargo daqui a dois anos -, a medida pode também acabar prejudicando os planos do partido na Casa.

Areia
O deputado federal eleito Josias Gomes (PT) era uma felicidade só ontem com a vitória de Luiz Caetano à União dos Municípios da Bahia (UPB). Gomes foi um dos principais articuladores da campanha do prefeito de Camaçari, por quem se envolveu, inclusive, numa briga no PT com um figurão que resolveu de última hora tentar jogar areia no brinquedo de Caetano.

Aprovação
Recebeu aprovação ontem no governo a longa entrevista que o novo secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, deu à TV Bahia para falar dos planos da pasta para o enfrentamento do problema da criminalidade no Estado. Além do tom ponderado e equilibrado, Barbosa demonstrou conhecimento de causa. Agora, só falta baixar os índices de violência no Estado.

Irritação
A postura de um magnata baiano tem provocado deputados estaduais e federais. O tal figurão prometeu e promete apoio financeiro e depois cozinha os parlamentares em “banho maria”. Alguns desses “beneficiados sem proveito” tem dito nos bastidores que o mundo dá voltas, ou seja, um dia ele irá precisar e baterá a porta deles. 

Coro
Nos bastidores burburinhos indicam que o deputado Rui Costa atingiu a unanimidade em antipatia. Antes eram os deputados que o criticavam veementemente pela sua atuação a frente da Serin e agora são os prefeitos que levantam coro nas críticas ao deputado pela sua interferência na UPB. Enquanto isso, o deputado federal segue na onda do “tô nem aí”, confiando no governador. Afinal, essa é sua única tábua de salvação. 

De bem
E por falar no ex-secretário Rui Costa, o presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, disse ontem que em momento algum o nome do agora deputado federal do PT foi citado pelos integrantes do PDT, como divulgado pela Tribuna. Brust disse que se citado fosse, Rui Costa seria elogiado pelo partido. Nos bastidores, há quem diga, inclusive, que tem gente querendo intrigar o ex-secretário com os pedetistas.

                                                             Publicada: 28/01/2011 Atualizada: 28/01/2011

Comentários