RAIO LASER - TERÇA-FEIRA - 18/01/2011


Secretários
O inesperado anúncio da substituição do secretário estadual César Nunes pelo também delegado da Polícia Federal Maurício Teles foi o que mais marcou ontem na divulgação da relação dos nomes do novo secretariado de Jaques Wagner por dois motivos: primeiro, o governador Jaques Wagner nunca deu mostras de que pretendia substituir o auxiliar. Segundo, a todos com que com conversou no dia anterior, Wagner não deu a menor mostra de que poderia mexer, de forma tão repentina, numa pasta considera tão crucial e estratégica do governo, como acabou acontecendo e pegando vários de seus auxiliares na mais absoluta surpresa. Agora, falta ao governador decidir os nomes da Sepromi, da Sedir, da Sedes, da Justiça e da Relações Institucionais.

Energia
Indicado pelo PT, o deputado federal Zezéu Ribeiro ainda não mandou encomendar o terno de posse como secretário de Planejamento de Jaques Wagner, alegando que vai emagrecer alguns quilinhos antes de assumir o cargo, para o qual imagina - e está certo - que precisará de muita energia e disposição.

Hipótese
Antes de a nomeação de Zezéu Ribeiro ser definida à secretaria de Planejamento, o PT pensou em indicar o deputado federal Sérgio Carneiro, segundo suplente da bancada petista baiana, à secretaria da Casa Civil do prefeito João Henrique como forma de pavimentar seu caminho na direção do governo do Estado.

Firme
Quem apostou na queda de Eva Chiavon na reforma do secretariado de Jaques Wagner caiu ontem do cavalo. A chefe da Casa Civil continua firme e forte não apenas no primeiro como no segundo escalão do governo, na composição do qual, dizem na administração estadual, ela tem dado vários palpites, a pedido do próprio governador Jaques Wagner.

Explicação
Há quem diga que o esquema de segurança montado para o governador Jaques Wagner na Lavagem do Bonfim pode ter comprometido seriamente o futuro de César Nunes na secretaria de Segurança Pública, embora a avaliação mais forte em setores do governo atribua sua queda ao fato de ter se relacionado muito mal com os setores negro e religioso da Bahia.

Ajuda
Com o objetivo de ajudar as vítimas da tragédia causada pela chuva no Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) firmou parceria com a Cruz Vermelha, Seção Bahia, para recolher donativos. A partir de hoje, as doações já podem ser feitas nos postos da sede do TJ-BA, no Centro Administrativo, e no Fórum Ruy Barbosa. As doações serão recolhidas às sextas-feiras e destinadas aos desabrigados e desalojados.

Prêmio justo
Ao devolver a coordenação de comunicação do governo à condição de Secretaria de Estado o governador Jaques Wagner mostra o respeito que tem pela imprensa e premia um de seus mais eficientes e dedicados auxiliares, o secretário Robinson Almeida – agora de fato e de direito secretário de Estado. A antiga Agecom deve passar por uma reestruturação, para tornar a prestação de contas das ações do governo ainda mais transparente e acessível a todos os baianos.

Boas vindas
O deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) apresentou na Assembleia uma moção de congratulações ao novo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Murilo Sebastião Ramos Krieger, que chega a Bahia para substituir o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. Dom Geraldo que estava no cargo desde 1999 apresentou sua renúncia ao Vaticano por motivos de idade.  Dom Murilo era arcebispo de Florianópolis, função que ocupava desde 2002.

UPB
Um grupo de prefeitos do interior promete fazer frente contra a candidatura única de Luiz Caetano à presidência da UPB. Eles querem apresentar também uma medida que impeça a pretensão de candidatos de cidades que já tenham sido representadas na presidência da entidade. Segundo os alcaides, é preciso dar chance a executivos de municípios que nunca estiveram no comando da UPB.

Indicação
Apesar de Jaques Wagner não ter dito palavra ontem sobre a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, é praticamente certa a indicação do ex-deputado federal Nestor Duarte Neto para a pasta, numa espécie de cota mista do governador Jaques Wagner e do PDT, partido do ex-parlamentar, sobre quem o primeiro mandatário do Estado afirma ter grande apreço.

O que fez?
Uma pergunta quer não quer calar, principalmente os cariocas, que ainda choram as quase 700 mortes na região serrana e os brasileiros, surpresos com o desaparelhamento do Estado, enquanto instituição, para tragédias desse tipo: o que fez o ministro Geddel Vieira Lima, então ministro da Integração Nacional, pasta a qual sempre esteve vinculada a Defesa Civil, para evitar ou pelo menos alertar essas comunidades do risco a que estavam expostas?

Na Câmara
Com a nomeação do deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) para a Secretaria do Planejamento do governo Wagner, quem está rindo a toa é seu colega de partido e de parlamento Sérgio Carneiro (PT), que não conseguiu se reeleger. Por ser o primeiro suplente de Zezéu, ele permanece na Câmara Federal, em Brasília.

Cartomante
Nos bastidores do meio político comenta-se que não precisa nem mais de cartomante para prevê que todos os cargos indicados pelo PSB são direcionados a uma só pessoa. Integrantes da legenda reclamam que todas as benevolências caem nas mãos do tal figurão. Alguns observadores de plantão dizem que do jeito que o barco vai o partido acabará como bi-partido, ou seja, em poder de apenas dois membros.

Comentários