SEXTA-FEIRA - 14/01/2011
RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA




Descarte Houve ordem unida ontem no governo para tentar abafar a candidatura do prefeito de Maracás, Nelson Portela, do PT, à presidência da UPB. A avaliação é que na reta final da campanha à sucessão do presidente da entidade, Roberto Maia, um peeemdebista, não há o menor sentido em que um membro do próprio PT crie obstáculos à campanha do prefeito de Camaçari, Luis Caetano, que caminhava para ser candidato único ao comando da entidade. A expectativa é que o prefeito de Maracás seja chamado para uma conversa hoje, no mais tardar à tarde, para discutir sua situação e o projeto de concorrer à UPB, o que todo mundo acha que pode ser descartado. Pelo menos, no governo.

Acordo
Preocupado em que a ideia da aproximação do prefeito João Henrique (PT) com o governo do estado passe a impressão de que concordam com uma reaproximação com ele, os vereadores do PT fizeram questão de emitir ontem um comunicado dizendo que não querem acordo com ele. Esta semana, a Tribuna já havia dado, inclusive, o posicionamento do PT e do PCdoB diante da gestão JH.

Distante
Não pegou muito bem o cordão de isolamento que a equipe do governador Jaques Wagner (PT) fez em torno dele ontem durante o cortejo da Lavagem do Bonfim. Se foi Wagner que pediu o “apoio” a sua equipe, os jornalistas sofreram e a população, motivo maior de sua participação no cortejo, sequer pode vê-lo.

PMDB Lúcio Vieira Lima disse ontem que os vereadores do PMDB estão querendo que Fábio Mota assuma a direção da executiva municipal do partido. O ex-secretário comemorou, com modéstia. “Recebi a notícia com muita satisfação”, disse Fábio, reiterando que já tem projetos para sua possível futura posição (a de presidente da executiva). Questionado sobre as propostas, ele generalizou: “revitalizar a cidade”. O ex-secretário disse ainda que sai da administração de João Henrique “com a cabeça erguida e a missão cumprida”.

Sucessão
Também presente à Lavagem do Bonfim, junto com a cúpula do PMDB, o ex-presidente da Câmara Alan Sanches disse que fica “feliz com a lembrança” de Lúcio para a disputa de 2012. Assim como Fábio Mota, o vereador também preferiu minimizar a possibilidade de ser candidato à sucessão de João Henrique. “Acho que ainda é cedo. Quero trabalhar muito pelo PMDB e fazer uma oposição construtiva ao governador Wagner na Assembleia”, afirmou Alan Sanches.

Mérito
A Tribuna publica hoje, em sua página 4, artigo de Aristeu Barreto propondo uma justa homenagem: denominar “Polo Petroquímico Rômulo Almeida” ao complexo industrial hoje existente em Camaçari. Uma forma de perpetuar a memória de quem fez tanto pelo desenvolvimento baiano.

Tradição
Preocupado com a celebração do Bonfim, e a decisão da Justiça em retirar os jegues da caminhada, o vereador Alcindo Anunciação (PSL) disse que encaminhou à Mesa Diretora da Câmara um documento solicitando uma posição do Legislativo no sentido de preservar os elementos tradicionais das festas populares de Salvador.

Popularidade
ACM Neto bombou ontem no cortejo da Lavagem do Bonfim. Para jornalistas que acompanharam o cortejo, o parlamentar do DEM deu show em termos de popularidade, sendo bem recepcionado e retribuindo a simpatia com todos que chegaram perto dele, no trajeto até o Bonfim.

Intermunicipais
O governador Jaques Wagner sancionou esta semana uma lei que permitirá a atualização das atuais divisas intermunicipais do estado da Bahia. De autoria do deputado João Bonfim (DEM), o projeto agora se baseará segundo os critérios definidos pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, que tem o democrata como presidente. Em um prazo de 120 dias, a contar da promulgação da Lei, a geografia política do estado deve se alterar. A justificativa do parlamentar é a de corrigir erros históricos de prefeituras que acabam por arcar com despesas em áreas de outros municípios.

Militância
O líder do PMDB na Assembleia, deputado Leur Lomanto Jr., destacou a força da militância do partido na Lavagem do Bonfim. “Isso demonstra que o nosso partido está unido no objetivo de continuar levantando e defendendo a bandeira da Bahia. Vamos trabalhar para crescermos ainda mais e atuarmos com a mesma força que já se tornou a nossa marca. Que Senhor do Bonfim nos ilumine para que possamos crescer e desenvolver melhores projetos para a Bahia”, enfatizou.

Crescimento
No bloco do governo, o deputado federal Luiz Argolo (PP) exaltou ontem o crescimento do PP na Bahia e a parceria com o governo Wagner. “O momento é de afirmação no Estado e eu vou tentar aproveitar o máximo este cenário. Temos um governador reeleito, uma grande bancada estadual e federal e, bons representantes no Ministério, a exemplo do ministro das Cidades, Mário Negromonte, que deve trazer muitas coisas para Bahia”, enfatizou.

Mal
Ficou extremamente ruim para o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmar que se dá muito bem com a presidente Dilma Rousseff, que pensa em defenestrá-lo do comando da estatal. Todo mundo sabe que Gabrielli só está lá por causa do ex-presidente Lula.

Bedelho
O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, resolveu emitir uma nota, ontem, atacando o petista Nelson Portela, prefeito de Maracás e adversário de Luis Caetano, prefeito de Camaçari, na disputa pela presidência da UPB.

Alguém
Por falar em disputa pela UPB, Nelson Portela, prefeito de Maracás, está muito pouco propensa a sair da disputa, principalmente depois da grosseria que, segundo amigos, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, fez a ele, a quem chamou de “alguém”.

Madre de Deus
O Tribunal de Justiça da Bahia pôs fim a um impasse na Câmara de Vereadores de Madre de Deus e devolveu ao vereador Dailton Filho (DEM) a presidência da Casa. Ele foi eleito gestor do Legislativo por unanimidade, mas uma medida liminar o tirou do posto. O democrata contra-atacou e acionou a Corte máxima no estado para resolver o imbróglio. O TJ acatou o pedido da equipe jurídica de Dailton e invalidou o pedido de Jeferson Andrade (PR), da oposição.

Simbolismo
O ex-ministro da Defesa e da Controladoria Geral da União (CGU), Waldir Pires, 85 anos, disse que se sente cada vez mais contente pelo simbolismo da Lavagem. “Para mim, cada vez mais a Lavagem do Bonfim vai se tornando uma síntese das aspirações cristãs, da fraternidade, que é obra do cristianismo”, declarou. Acompanhado de amigos e familiares, Waldir realizou o percurso junto ao cortejo do governador Jaques Wagner.

Ajuda
Por falar no prefeito João Henrique, há quem diga que as declarações que o governador Jaques Wagner (PT) deu ontem, prometendo ajuda à Prefeitura, acabaram fazendo com que ganhasse o dia, já que o cenário para o município parece cada vez mais delicado.

Animado
Henrique Carballal nega que tenha sido roubado ontem na Lavagem do Bonfim. Diz que, como político que se criou na Liberdade, não é de dar vacilo em festa de largo, muito menos no cortejo do Bonfim, do qual está acostumado a participar desde criancinha.

PCdoB
O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, disse ontem que o partido conversou com o governador Jaques Wagner sobre a participação no governo e que estão otimistas com a possibilidade de crescimento na máquina pública. Daniel só não quis adiantar quais novos cargos haviam solicitado. No entanto, deu a entender que os postos de 2º escalão também serão bem-vindos na redistribuição dos espaços
Publicada: 14/01/2011 Atualizada: 14/01/2011

Comentários