RAIO LASER - 24/02/2011

Providências
O governador Jaques Wagner (PT) teria sido alcançado ontem pela manhã na Coreia, onde visita indústria que poderá investir na Bahia, por um assessor importante. Queria lhe explicar sobre os desentendimentos ocorridos entre o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, e o deputado federal Amauri, por quem o executivo considerou-se traído em função do posicionamento assumido pelo parlamentar contrariamente à eleição de sua mulher para a presidência do Conselho dos secretários municipais de Saúde. A preocupação do assessor de Wagner é que a briga eclodisse num patamar muito vigoroso, lançando luzes, inadvertidamente, sobre a participação da Sesab na campanha do petista, o que poderia se transformar num prato cheio para uma oposição em início de mandato. Wagner, que estava acordando, prometeu adotar providências, o que foi entendido como uma espécie de puxão de orelhas nos dois.
Prefeitura
Depois da resistência que sentiu na tentativa de emplacar João Leão na chefia da Casa Civil, o PP já avalia um outro posto em que poderia colocar o progressista sem prejuízo de seu projeto de se transformar num eventual candidato a prefeito em 2012 e também em dar a mão que o prefeito João Henrique está precisando nesse momento de muitas dificuldades na Prefeitura.
Brincadeira
Nove entre cada dez parlamentares baianos que se referem à filiação do prefeito João Henrique ao PP fazem uma brincadeira entre a situação do partido hoje e aquela que foi a do PMDB há cerca de dois anos, quando o então ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) chegou arrumando a casa e construindo sua candidatura à sucessão do governador Jaques Wagner, do PT.
Líbia
Antes de viajar para a Coreia do Sul, o governador Jaques Wagner conversou por telefone com o chanceler brasileiro Antônio Patriota. O governador demonstrou preocupação com a situação dos baianos retidos na Líbia.
Vice-líder
O deputado estadual Mário Negromonte Júnior foi indicado, por unanimidade, para assumir a vice-liderança do PP na Assembleia Legislativa. Ele vai integrar ainda a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Saúde e Saneamento. Negromonte Júnior disse que vai corresponder à responsabilidade recebida nas urnas. “Vou honrar as indicações do meu partido e desempenhar com altivez minhas atribuições, visando sempre o desenvolvimento do povo baiano”.
Enciumados
Enciumados com a projeção adquirida pelo PP no episódio da filiação do prefeito João Henrique, petistas passaram a divulgar na Bahia e em Brasília que o ministro Mário Negromonte (Cidades) não goza desse prestígio todo com a presidente Dilma Rousseff e, por este motivo, poderia estar sujeito a alguma rasteira “inesperada” em Brasília. Um pouco do que ocorria com Geddel Vieira Lima quando era ministro de Lula e JH filiou-se ao PMDB.
Governo
O chefe de gabinete do governador Fernando Schmidt esclareceu ontem sobre as especulações de uma possível nomeação sua à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Tenho grande identidade com o projeto político liderado pelo governador da Bahia e pretendo continuar colaborando para o sucesso da sua gestão”, destaca. Schmidt vai além e afirma que prefere continuar com o governador Jaques Wagner, especialmente agora que se pretende fortalecer a estrutura de assessoramento do gabinete do governador, com a criação de novas funções, para as áreas de relações internacionais e de relacionamento institucional com outros poderes.
Reunião
O governador Jaques Wagner fez anteontem sua primeira reunião de trabalho neste segundo mandato com a presença de todos os secretários nomeados. Entre as questões tratadas estavam o planejamento das atividades do governo para 2011 e os seguintes, até 2014. As reuniões serão periódicas.
Projeto
A briga com o secretário Jorge Solla (Sesab) pode custar ao deputado federal Amauri (PT) o projeto de concorrer com chances de sucesso à sucessão municipal em Jacobina, disputa política e eleitoral para a qual o titular da Saúde já vinha se programando, conforme se diz na secretaria, no sentido de ajudar o então amigo e colaborador.
Ambição
Um oposicionista avaliava ontem, em Brasília, a performance do deputado federal Amauri, a propósito da confusão em que se meteu com o secretário estadual Jorge Solla, e lhe era só elogios: “O homem é ambicioso”.
Ibama
O ex-deputado federal Edson Duarte (PV) pode emplacar o comando do Ibama na Bahia, segundo o site Pimenta na Muqueca. A indicação passaria por uma articulação do deputado federal Zequinha Sarney, presidente nacional da legenda. A indicação, naturalmente, desagrada aos caciques petistas locais, irritados com a postura oposicionista de Duarte. É esperar para ver quem ganha a queda-de-braço.

Comentários