Raio Laser
Publicada: 23/02/2011  |  Atualizada: 23/02/2011


Candidato?
Um dia depois de o prefeito João Henrique anunciar sua filiação ao PP, quando também veio a público a decisão dele de fazer o deputado federal João Leão seu chefe da Casa Civil, posto no qual precisa de alguém que vista a camisa de seu governo, começaram especulações também sobre a possibilidade de o parlamentar se tornar candidato a prefeito de Salvador em 2012. Trata-se de um sonho que, todo mundo sabe, Leão acalenta desde que foi prefeito de Lauro de Freitas. O projeto, entretanto, teria sido fortalecido por duas medidas. Além de sua provável ida para a secretaria da Casa Civil, onde, na prática, ajudará o prefeito a governar a cidade a partir de agora, o fato de que, recentemente, o deputado teria transferido seu domicílio eleitoral para a capital, carimbando, assim, seu primeiro passaporte para a aventura que será concorrer à sucessão de João Henrique.
Pendências
Na Assembleia Legislativa ainda faltam ser ratificadas as comissões temporárias de Promoção da Igualdade, a ser comandada pelo deputado Bira Coroa (PT), Territórios e Emancipações com João Bonfim (PDT) e do São Francisco, a ser possivelmente alterada para Porto Sul, ainda sem ter nome definido.
Diálogo
O deputado Zé Neto (PT) atribuiu à agilidade do processo de formação das comissões “a parcimônia no diálogo entre os líderes, ao respeito ao regimento da Casa e à paciência”. “Na hora da dúvida o segredo foi o regimento e o olho no olho. O tempo todo nos baseamos na matemática e na proporcionalidade”, frisou.
Crítica
Em seu discurso de estreia ontem, na Assembleia, o deputado Bruno Reis, líder do bloco PRP/DEM, citou números relacionados à violência para criticar o governo Jaques Wagner.
Familiar
Na Assembleia Legislativa, o comentário ontem era a presença dos clãs Leão e Negromonte no Palácio Thomé de Souza para fazer o convite para o prefeito João Henrique ingressar no PP. Nos corredores do Legislativo, o que se falava era que a foto divulgada para a imprensa retratava a mais pura realidade, de que as decisões partidárias são tomadas apenas pelos deputados João Leão e Mário Negromonte, acompanhados dos filhos, Mário Júnior e Cacá Leão.
O primeiro
O ex-deputado Raimundo Sobreira consultou as bases e não teve dúvidas: deixa o PMDB e segue com o prefeito João Henrique para o PP. Político de larga trajetória e solidificadas bases no interior, Sobreira atravessou a vida pública experimentando poucas mudanças partidárias, mas agora achou que era o momento de reiterar sua lealdade a João, seguindo seus passos para o PP. Chega na frente, marcando posição.
Frente
Encontro reuniu ontem, em Brasília, os deputados federais Emiliano José (PT), Luiza Erundina (PSB-SP) e Luiz Couto (PT-PB). Na ocasião foi discutida a criação de uma Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação. Indicado pela liderança do PT para coordenar o debate do tema, Emiliano deixou o encontro dizendo que “democratizar a comunicação é garantir a cidadania e os direitos humanos”.
Mudança
O 1º vice-presidente da Câmara, vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC), comentou ontem as mudanças no tabuleiro político da capital, com a filiação do prefeito João Henrique ao PP. Segundo o vereador, a decisão de João foi acertada por ter escolhido o novo partido. “A mudança partidária do prefeito foi muito boa e vai trazer benefícios para a cidade. Os partidos que faziam oposição na Câmara devem ser levados a ajudar no processo para Salvador vencer as suas dificuldades, porque o quadro passa a ser outro, com a proximidade entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
Mexidas
A Secretaria de Segurança Pública continua mexendo no seu quadro. O delegado Nilton Tormes e Araújo, da 14ª Delegacia (Barra), assumiu a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, em substituição a Antônio Cláudio Pereira Oliveira, que deve assumir o Departamento de Homicídios. A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos também está com novo titular. Augusto Cézar Lima, que substitui Rogéria da Silva Araújo. A titular da Delegacia de Repressão a Estelionato, Joana Angélica Santos, passou o cargo para Charles Antônio Leão Gomes.
Substituição
Não anda nada boa a relação do secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmera, com o presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, um dos responsáveis por sua indicação ao cargo. Câmera estaria tirando muita gente ligada ao PDT na pasta, substituindo o pessoal por gente ligada ao antigo DEM, ao qual foi aliado no passado, dizem na Secti.
Substituído
O titular da Agecom, Robinson Almeida, desmentiu ontem os boatos segundo os quais o coronel Mascarenhas seria substituído no comando da Polícia Militar. No entanto, na corporação, a conversa não é outra e aponta, inclusive, o prazo para que ele deixe o cargo. Seria depois do Carnaval, quando espera-se que a cidade mergulhe na normalidade após a maior festa popular do mundo.
Homenagem
O ex-governador e ex-ministro Waldir Pires foi homenageado na Câmara de Vereadores de Santo Amaro da Purificação, quando foram comemorados também os 31 anos do Partido dos Trabalhadores. Waldir recebeu o título de “Cidadão da Democracia”.
Conflitos
Em meio ao declarado entendimento entre as bancadas na Assembleia para formação das comissões, um dos conflitos registrados surgiu durante a instalação da Comissão de Segurança Pública. Antes de se chegar a um consenso pelo nome do delegado Dasmasceno, pelo menos mais dois deputados disputaram a posição: Pedro Tavares (PMDB) e Coronel Santana (PTN). Insatisfeitos também com o posicionamento governista de Adolfo Menezes (PRP), escolhido presidente do colegiado de Segurança, os oposicionistas exigiram mais um membro da oposição para equilibrar o debate dentro do colegiado. Foi então que o lugar que seria de Cacá Leão (PP) foi ocupado pelo deputado Sandro Régis (PR).
Via expressa
O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, afirmou ontem que não há definição ainda sobre a mudança na praça do pedágio da Estrada do Coco, no Litoral Norte. De acordo com ele, o que existe hoje são estudos dos técnicos da Seinfra sobre a viabilidade de construir uma via expressa, paralela à Avenida Paralela, que cortaria o bairro de São Cristóvão e serviria de alternativa para o já estrangulado trânsito de Lauro de Freitas. Ele disse que antes de saber se a praça de pedágio irá realmente mudar, é necessário ter certeza sobre a execução desse projeto, que será mais uma ligação entre Salvador e Camaçari, através da BA-099.

Comentários