ALAN SANCHES ENTREGA VICE DA OPOSIÇÃO

00:00:51

Foto: Max Haack/BN

Alan Sanches passará para o lado governista com o PSD

O deputado estadual Alan Sanches terá um encontro nesta terça-feira (22) com o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Reinaldo Braga (PR), quando entregará uma das vice-lideranças do bloco. Ele continuará no PMDB, entretanto, até o mês de julho, quando está prevista a formalização do Partido Social Democrático (PSD), conforme estimativa do mentor da nova legenda, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. O parlamentar foi um dos políticos que assinaram o manifesto pró-PSD, neste domingo (20), em Salvador, e deverá, assim como os demais adeptos, migrar para a ala governista. A minoria perderá ainda Rogério Andrade, que também é vice-líder do grupo na AL-BA e participou do evento no Hotel Fiesta. Os outros dois, Tom (DEM), ligado ao ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e Graça Pimenta (PR), mulher do atual gestor feirense, Tarcízio Pimenta – que também deverá deixar o Democratas para seguir Kassab, Otto Alencar e cia. –, permanecerão em suas legendas.
(Evilásio Júnior)
PMDB NãO PUNIRá ADEPTOS AO PSD I

00:00:50

Foto: Max Haack/BN
 
Lúcio Vieira Lima critica formação do PSD, mas nega que filiados definiram saída do PMDB

Embora o PMDB seja um dos partidos que mais sofrerão baixas na Bahia com a criação do PSD, os filiados que participaram do manifesto de criação, no domingo (20), não sofrerão retaliações. O presidente estadual da agremiação, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, ao contrário do colega de Câmara ACM Neto (DEM) – que declarou não aceitar o retorno dos insurgentes, em entrevista ao BN –, apesar de criticar o movimento do prefeito paulistano, Gilberto Kassab, disse não acreditar que haverá facilidade para o recolhimento das 500 mil assinaturas em nove estados. A exigência é requerida para que a nova sigla seja registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Esse PSD é um absurdo. É um crime eleitoral declarado. Mas a angústia agora é de quem foi (ao manifesto de criação). Eles estão entre a cruz e a caveirinha. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, ironizou.
PMDB NãO PUNIRá ADEPTOS AO PSD II

00:00:49

Foto: Beto Jr./BN

Mentores da criação do PSD, Otto Alencar e Gilberto Kassab, criaram problemas para os partidos
Metade dos integrantes do PMDB na Assembleia Legislativa baiana – Ivana Braga, Temóteo Brito e Alan Sanches –, participou do evento no Hotel Fiesta e deve deixar o partido. O deputado federal Lúcio Vieira Lima, porém, afirma que não houve constrangimentos internos. “Ele têm o direito de ir e vir. Até porque, todos estiveram comigo hoje (segunda, 21) e foram unânimes em agradecer ao partido. Todos estão na expectativa de o partido ser formado ou não. O meio político está assustado. O que posso dizer é que ninguém se desfiliou do PMDB e o partido sempre os ajudou. Os principais sucessos eleitorais deles foram dentro do partido. Eles não têm razão para sair, a não ser que seja por fisiologismo, como tem sido falado, o que eu prefiro não acreditar”, amenizou. O peemedebista disse ainda que vê com “naturalidade” a entrega da vice-liderança da oposição por Sanches. “Ou a bancada achou por bem solicitar ou ele, eticamente, achou que devia entregar. Acho natural tanto o desconforto da bancada, porque ele foi a um evento político governista, quanto a situação dele, que não deve se sentir à vontade em permanecer”, ponderou. Entre os 15 parlamentares que assinaram o ato pró-PSD, só o DEM teve mais adeptos que o PMDB, com os federais Paulo Magalhães e Fernando Torres e os estaduais Gildásio Penedo e Rogério Andrade.

Comentários