RAIO LASER - 16/03/2011 - QUARTA-FEIRA


Polícia má?
Impressionante o caráter preconceituoso com que tem sido tratado pela polícia baiana - ou pelos policiais encarregados das investigações - o assassinato do líder político de Vitória da Conquista, Marionaldo Silva, assessor parlamentar do deputado federal Jutahy Jr. (PSDB). Sem pistas conclusivas sobre o homicídio, cuja apuração correta é sua obrigação, policiais, sem dizer o nome, passam o tempo a divulgar à imprensa informações desairosas sobre Silva, que não está mais vivo para se defender, revoltando sua família e amigos. A primeira insinuação dos policiais, de caráter lamentavelmente homofóbico, era de que “ele não era casado e cuidava da mãe”, o que dava a entender que poderia ter sido vítima de um crime passional. Agora, é a de que o cidadão seria envolvido com drogas.
Navegabilidade
O deputado federal Josias Gomes (PT) avaliou como importante para o desenvolvimento econômico da Bahia o projeto de recuperação da navegabilidade do São Francisco. Em discurso no plenário da Câmara, na tarde de ontem, o parlamentar baiano considerou que “a recuperação da navegabilidade e a revitalização das margens do Rio São Francisco representam ações de significativo valor num contexto de desenvolvimento nacional”.
Frente
Um café da manhã marca hoje a reunião que dará início à construção da Frente Parlamentar em defesa das comunidades tradicionais de terreiros.  A Frente tem o apoio do Coletivo de Entidades Negras e será realizado às 9h, no restaurante do anexo IV da Câmara dos Deputados (10° andar). Para o deputado Valmir Assunção (PT), a construção da frente é fundamental para o combate ao preconceito religioso existente no Brasil.
Castro Alves
O deputado Mario Negromonte Júnior prestigiou essa semana o 164º aniversário do poeta Castro Alves. O deputado foi convidado pela Câmara Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu para ser orador oficial da cerimônia de homenagem ao poeta. O deputado destacou a importância do poeta abolicionista na luta pela liberdade e igualdade social do jovem baiano e brasileiro.
Nazaré
Os deputados estaduais Luizinho Sobral, Carlos Geilson e coronel Gilberto Santana, que integram a bancada do PTN na Assembleia Legislativa, pediram ao governo do Estado que determine a imediata ampliação e qualificação dos serviços de segurança pública no município de Nazaré, no Recôncavo baiano. Os deputados alegam que a cidade conta com um aparato policial, militar e civil insuficiente para atender a comunidade local, hoje com 27 mil moradores.
Da Serra
O deputado federal Lúcio Vieira Lima recebeu ontem, no seu gabinete, em Brasília, o prefeito do município de Bom Jesus da Serra, Edinaldo Meira – Gazzo (PMDB), juntamente com o seu vice e os vereadores Ednaldo Moreira e Florindo Teixeira. A comitiva foi até a Câmara Federal reivindicar ao deputado o apoio na captação de recursos para a construção de quadra poliesportiva e calçamento em povoados da cidade. Bom Jesus da Serra fica a 395 km de Salvador, na região centro-sul do estado, e possui pouco mais de 10 mil habitantes.
Reforma
A criação de uma Comissão Especial na Câmara Federal para tratar da reforma política foi destacada pelo deputado Emiliano José (PT) em discurso ontem, em Brasília. “Esta Casa está debruçada sobre a reforma política. E essa pauta não é nova. Mas não houve uma disposição verdadeira de mexer em profundidade com esse vespeiro. E o chamamos vespeiro porque no momento da decisão todos parecem fugir do enfrentamento do problema”, criticou.
Decreto
A Comissão de Educação da Assembleia promove no próximo dia 23 uma audiência pública para discutir o impacto do decreto 12.583, que corta gastos do Estado e impacta diretamente sobre as universidades estaduais. Segundo o deputado Bruno Reis (PRP), o decreto “coloca obstáculos para a qualificação dos docentes que necessitam fazer mestrados, doutorados e estágios e impede o aumento de docentes em regime de dedicação exclusiva, na medida em que suspende a concessão ou ampliação de percentuais de gratificação por condições especiais de trabalho”. Ele informou ainda que diversos cursos sofrerão com a falta de docentes já aprovados pelo concurso simplificado do Reda e que seriam chamados este ano.
Tragédia I
“A ineficácia dos sistemas de segurança nas usinas nucleares em situações de forte risco no Japão está dando ao mundo um importante alerta sobre os danos à humanidade que a indiscriminada instalação destas usinas pode ocasionar”, posicionou-se o presidente estadual do PPS, economista Ederval Araújo (Poly), face a preocupação da comunidade científica internacional em debelar a rediação e os vazamentos provocados pelo terremoto e o tsunami nas usinas de diversas localidades japonesas.
Tragédia II
O economista pede cautela e bom senso às autoridades sugerindo uma maior ponderação e análise criteriosa dos projetos de instalação destas usinas em território brasileiro, especialmente na Bahia, às margens do Rio São Francisco. “O tema é polêmico e divide mesmo as bases governistas. Insistir nesta direção de viabilizar novos projetos de energia nuclear, sem buscar alternativas em fontes energéticas mais limpas, após países-membros da Comunidade Europeia e o próprio parlamento americano já estarem querendo o fechamento e desativação destas usinas, é no mínimo falta de responsabilidade social”.
Curiosidade
O deputado federal ACM Neto (DEM) despertou ontem grande curiosidade no mundo político ao revelar que um assessor do governador Jaques Wagner (PT) tem passado horas no Twitter em pleno expediente, atacando representantes da oposição. Para o parlamentar, o MP bem que poderia checar o assunto.
Suicídio?
A ida do deputado federal Nelson Pelegrino, do PT, ao congresso do PPS, no último sábado, é considerada até hoje por alguns petistas como um verdadeiro suicídio político do postulante ao Thomé de Souza. Primeiro, para ele ser candidato a prefeito, como disseram ontem os petistas, Pelegrino terá que ter o apoio irrestrito do governador Jaques Wagner. Alguns chegaram até a questionar se o deputado havia recebido o aval do governador para colocar em prática a movimentação política no fiml de semana. Ou ainda se ele tinha se lançado num verdadeiro suicídio político, já que os principais opositores do PT em 2012 estavam presentes no evento, leia-se DEM, PMDB e PSDB.
Petismo
“Os servidores públicos estaduais são vítimas do petismo hegemônico na Assembleia Legislativa. Sob total omissão dos sindicatos da classe, praticamente sem discussão no plenário, a não ser os protestos dos poucos oposicionistas da Casa, foi aprovada a proposta do governo de reajuste salarial de 5,91%”, critica o ex-deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). Em nota enviada à imprensa, Aleluia diz ver como agravante a falta de combatividade dos sindicatos, que mais uma vez dão exemplo de não estarem mais tão interessados na defesa dos direitos de seus representados.

Comentários