RAIO LASER  - 19.03.2011 - SÁBADO

Avaliação
A possibilidade de o ex-diretor da OAS, José Mattos, vir a ocupar a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), atendendo a indicação do PP, conforme revelou ontem o blog Política Livre, mexeu enormemente com as bancadas municipais do PT e do PCdoB, as quais se dedicaram rapidamente a levantar a vida pregressa do empresário. O maior foco das atenções sobre Mattos diz respeito à sua passagem pela presidência da ONG Cruz Vermelha, a respeito da qual o ex-vereador Celso Cotrim (PSB) fez várias denúncias enquanto esteve na Câmara Municipal. A ideia das oposições é exatamente retomar as investigações sobre aquele período, já que não se conhece seus resultados.
Usina
A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Viana (PSDB), realizou uma reunião para tratar sobre as pautas do colegiado, quando discutiram sobre questões relacionadas à instalação da usina nuclear no Estado, os projetos da Comissão Especial do Porto Sul e os assuntos abordados sobre a temática da comissão.
Subcomissão
Durante a reunião, os deputados presentes sugeriram ao presidente Adolfo Viana debates sobre alguns temas, como o combate à desertificação, a questão da poluição do Rio Joanes e assuntos relacionados ao esgotamento sanitário. Após as discussões propostas, foi votado pelos membros da comissão a criação da Subcomissão Especial Águas e Bacias Hidrográficas.  
Partido novo
Além de Andréa Mendonça (DEM), Alemão (PRP) e Léo Kret (PR), outro vereador de Salvador que deve se filiar ao PDB é Carlos Alberto Batista Neves, do PMDB. Ele foi convidado pelo vice-governador Otto Alencar (PP) para entrar na nova legenda, idealizada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e já confirmou seu ingresso na nova sigla. O vereador é irmão do ex-secretário estadual de Infraestrutura João Batista Neves, homem da cozinha dos irmãos Vieira Lima.
Da pesca
O deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) lamentou que o Ministério da Pesca, a despeito, segundo ele, da elevação de seus custos e do aumento de seu orçamento “em até 70 vezes”, não tenha conseguido impulsionar a produção de pescados no país. Segundo o parlamentar, só com aluguel, em Brasília, para o exercício das funções gratificadas, o Ministério gasta quase R$ 7 milhões por ano.
Terreiros
Na composição da mesa de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiros, proposta pelo Coletivo de Entidades Negras, realizada na manhã de ontem, o deputado federal Waldenor Pereira (PT) ressaltou a importância de integrar este movimento político: “Como parlamentar do estado de maior população negra do país, que tem a matriz africana como maior patrimônio artístico-cultural, eu não poderia deixar de participar dessa importante frente”.
Feira
Em comemoração aos 462 anos da cidade do Salvador, a serem festejados no próximo dia 29 de março, a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) promove a Feira de Economia Solidária até o dia 30 de março, no Espaço Cultural da Barroquinha. A Feira, segundo o secretário Emerson Palmeira, tem dois objetivos: “gerar emprego e renda para dezenas de artesãos e aproximar mais do grande público profissionais talentosos, alguns deles com clientes em outros estados e até no exterior”
Agrocafé I
Na próxima segunda-feira, 21, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP), relator do Novo Código Florestal, estará em Salvador para participar do 12º Simpósio Nacional do Agronegócio Café, o Agrocafé. A presença do relator coincide com um momento decisivo para os rumos da economia da Bahia, que tem na agricultura uma das suas principais vocações. Nos próximos dias, o relatório deverá ser aprovado na Câmara Federal, trazendo embutido o Artigo 47, que proíbe a abertura de novas áreas agrícolas durante cinco anos.
Agrocafé II
Segundo dirigentes da AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, o Artigo 47 do Código Florestal prejudica o Nordeste como um todo, mas, especialmente, a agricultura baiana, tanto empresarial, como familiar. Só no Oeste, onde está o bioma do cerrado, maior polo agrícola do estado, e um dos maiores do Brasil, existem 1,8 milhões de hectares cultivados, e outros 1,8 milhões de hectares que poderiam ser abertos, respeitando todos os parâmetros ambientais, dobrando a capacidade produtiva da região. A medida, de acordo com os agricultores, afasta novos investimentos, sobretudo na agroindústria, e trava o desenvolvimento.
Agrocafé III
Na Caatinga, bioma que cobre 70% do território baiano e concentra as populações mais pobres, a moratória florestal limita os investimentos públicos em projetos sociais para milhares de agricultores familiares. Os produtores, que defendem a exclusão da Caatinga e do Cerrado nordestinos da moratória florestal, irão se reunir com o deputado Aldo Rebelo durante o Agrocafé.
Oposição, sim!
“A Câmara Municipal de Salvador tem sim oposição”, é o que declara a vereadora Vânia Galvão, líder do PT na Casa. A afirmação é uma resposta ao vereador Alcindo Anunciação (PSL), que declarou não haver oposição na Câmara por causa da formação das comissões ocorrida na última quarta-feira. “Endosso a declaração da vereadora Marta Rodrigues, presidente do PT Municipal. Não abrimos mão de nenhuma comissão, priorizamos as que tínhamos interesse. A declaração do vereador Alcindo foi infeliz. Discutimos muito a formação das comissões e chegamos, democraticamente, a um consenso”, afirma Vânia.
Bambuzal
A nova iluminação do bambuzal que dá acesso ao Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães não caiu no gosto de muita gente. Antes, o corredor formado pelos bambuzais era ressaltado pela iluminação verde, motivo de elogios de baianos e turistas. Agora, a mistura de cores não tem agradado muito quem gosta da área, sobretudo devido a entrada de luzes azuis. Faltou alguém com bom senso estético à frente do projeto.

Comentários