RAIO LASER - 21/03/2011 - SEGUNDA-FEIRA

 

Agora
A presença maciça de parlamentares de todos os partidos no evento que lançou o PSD na Bahia, ontem, mostrou que o vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PP), além de muito prestígio, tem condição de alavancar o novo partido com uma frente significativa com relação a muitas legendas consolidadas no Estado. Quem ficou chupando dedo, entretanto, foi o partido em que Otto se encontra neste momento, o PP, liderado pelo ministro Mário Negromonte, para o qual o ideal seria utilizar a força política do vice-governador para alcançar cada vez mais posições na política baiana, o que parece que está longe de acontecer, pelo menos por agora.
Na roda
Salvador parou? O trânsito não deixa você sair do lugar? O lixo entope bueiros, alagam as ruas e inundam as casas. O verde desaparece. Os prédios sobem. Os ônibus lotados. Jovens assassinados. “Tanta violência na cidade, ‘brother’, é tanta criminalidade” já dizia nosso Edson Gomes. Começa sábado, às 14 horas, no teatro do ICBA, com o título “Salvador: ainda dá pra planejar?”, uma série de discussões do PV sobre Salvador.
Valença
Em viagem pela região sul da Bahia, onde participou da solenidade de entrega de obras no município de Cairu, durante o fim de semana, o deputado federal e presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, participou de reunião com a executiva municipal de Valença. Juntamente com o ex-vereador e presidente do partido na cidade, Manoel de Fausto, ele conversou com os dissidentes, que retificaram o apoio ao pré-candidato a prefeito do município, Ricardo Moura, discutindo estratégias para as próximas eleições.
Democracia digital
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso convidou o presidente da Fundação Liberdade e Cidadania e vice-presidente do Democratas, ex-deputado José Carlos Aleluia, para uma reunião que tratará do tema “Democracia Digital”, a ser realizada amanhã, às 17 horas, na sede do Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo. Aleluia já confirmou a presença no encontro, que terá a participação de outras lideranças políticas nacionais.

PSDB
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizou ontem, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, a convenção 2011 da sigla, com as participações de diversas autoridades políticas do município. Na pauta do evento, a eleição do presidente local do partido. Ao que indica, Adelmo Bittencourt deve continuar no posto no biênio 2011-2012. Segundo Bittencourt, a proposta é filiar um número significativo de pessoas para fortalecer a sigla na cidade. Em relação à eleição para a prefeitura em 2012, o PSDB deu a entender que não terá candidatura própria e os integrantes da legenda disseram que as discussões sobre o assunto serão no próximo ano.
Sem festas
Semana passada, Mário Kertész registrou o aniversário do governador Jaques Wagner  com uma apimentada entrevista na Metrópole. Hoje, as homenagens vão para o comunicador, que foge das homenagens.
Agronegócio
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que hoje fará a abertura do 12º Simpósio Nacional do Agronegócio Café, Agrocafé, representando o governador Jaques Wagner, às 9 horas no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador, entregará ao deputado federal Aldo Rebelo, relator do projeto do novo Código Florestal Brasileiro, um manifesto assinado pela Secretaria da Agricultura e pelas federações de agricultura contra o artigo 47 do projeto que proíbe a abertura de novas áreas agrícolas durante cinco anos. “Esta medida é danosa tanto para a agricultura empresarial como para a familiar, e atinge em cheio a economia baiana, que tem no setor um dos seus mais importantes lastros”, afirma Salles. O deputado Aldo Rebelo é um dos palestrantes do simpósio.
PEC
A proposta de emenda à Constituição para mudar a forma de tramitação das medidas provisórias começa agora a tramitar. Na presidência da sessão plenária, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou que enviará a matéria ao exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. A PEC recebeu o número 11/11. A chegada de medidas provisórias ao Senado com prazo de tramitação praticamente esgotado, inviabilizando a possibilidade de aperfeiçoamento do texto e até de discussão, tem gerado manifestação de insatisfação por parte de diversos senadores, desde o início desta legislatura. O primeiro deles foi Walter Pinheiro (PT-BA).
Fusão
Presente ao evento da assinatura de manifesto pela criação do PSD, ontem, em Salvador, a senadora Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, mais uma vez não descartou a possibilidade de fusão com a nova legenda. Questionada pela Tribuna sobre o fato de o PSD ser liderado no estado pelo vice-governador Otto Alencar e ela ser uma dirigente partidária, Lídice deu a entender que, numa discussão futura, ela poderia consentir com a possível fusão e perder a liderança da legenda. “O problema não é perder a presidência de um partido, o problema é ver o que o PSD vai trazer”.

 

Comentários